• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31075010001P2 Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31075010001P2 Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Laboratório de ensino de matemática no processo de ensino-aprendizagem

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - NATALLY PALARO DA FONSECA.pdf (3.800Mb)
    Date
    2018
    Author
    Fonseca, Natally Palaro da, 1994-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Matemática - Estudo e ensino
    Geometria
    Laboratórios
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação Digital
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal a divulgação do Laboratório de Ensino de Matemática: o que é um LEM, o LEM como ambiente/sala e o que é feito no Laboratório. Para este estudo primeiramente foram pesquisados trabalhos e livros a respeito do LEM para estruturar a base teórica referente aos seus conceitos principais. Em seguida, são apresentados alguns materiais presentes em um laboratório, e também estarão citados exemplos de laboratórios de matemática de algumas instituições do Brasil. Por meio de formulários online professores responderam perguntas com relação a sua concepção de LEM. Da análise destes dados foi possível verificar que muitos professores não sabem do que se trata ou como funciona um LEM. Todos os resultados destes formulários estão presentes e organizados em forma de gráfico ou tabela. Por último consta uma atividade desenvolvida em conjunto com duas professoras e aplicada em minhas turmas por mim, em modo de sequência didática, sobre as relações métricas no triângulo retângulo, começando com a teoria de semelhança, utilizando triângulos retângulos semelhantes de papel para manipulação. Palavras-chave: Laboratório. Ensino. Matemática. Geometria. Semelhança.
     
    Abstract: The main objective of the present work is the dissemination of the Mathematics Teaching Laboratory: what is a MTL, the MTL as environment / room and what is done in the Laboratory. For this study, papers and books about MTL were first researched to structure the theoretical basis for its main concepts. Next, some materials present in a laboratory are presented, and examples of mathematical labs from some institutions in Brazil will also be mentioned. Through online forms teachers answered questions regarding their MTL conception. From the analysis of these data it was possible to verify that many teachers do not know what it is or how an MTL works. All the results of these forms are present and organized in graph or table form. Finally, an activity developed in conjunction with two teachers and applied in my classes by me, in didactic sequence mode, on the metric relations in the right triangle, beginning with the similarity theory, using triangles similar rectangles of paper for manipulation Keywords: Laboratory. Teaching. Mathematics. Geometry. Similarity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58990
    Collections
    • Dissertações [28]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV