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dc.contributor.authorFreitas, Mayara Reinert Gelamo de, 1992-pt_BR
dc.contributor.otherAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T12:09:39Z
dc.date.available2021-05-06T12:09:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58951
dc.descriptionOrientadora: Joanez Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 31/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 113-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: O epistemologo Ludwik Fleck, autor da obra Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico, por meio do estudo de caso de uma doenca, discute o processo de construcao da Ciencia. No Brasil vem sendo desenvolvidas diversas pesquisas em educacao cientifica utilizando Fleck como principal referencial, isso porque os preceitos teoricos desse autor trazem importantes contribuicoes para a compreensao da Ciencia. Tendo em vista as potenciais contribuicoes de Ludwik Fleck para as pesquisas sobre Ensino de Ciencias, dada sua ascendente utilizacao nestas, bem como meu interesse pela tematica formacao de professores, construi o seguinte problema de pesquisa: Qual o estado do conhecimento sobre formacao de professores de ciencias, em teses e dissertacoes brasileiras que utilizam o referencial fleckiano? Para responder tal questionamento, o presente trabalho versa sobre a Epistemologia desenvolvida por Ludwik Fleck, por meio da pesquisa exploratoria e descritiva, de carater quanti qualitativo, seguindo os referenciais da pesquisa do tipo estado do conhecimento, segundo Romanowski e Ens (2006), que definem esta metodologia como um estudo que aborda apenas um setor das publicacoes sobre o tema, como, neste caso, as teses e dissertacoes. Os dados foram analisados por meio dos pressupostos da Analise Textual Discursiva (MORAES, 2003) tendo por base as categorias de Ludwik Fleck. Os resultados apontam que os conceitos, ou categorias, mais utilizados foram Estilo de Pensamento, Coletivo de Pensamento, Complicacoes, Mutacoes, Circulos Esotericos e Exotericos e Trafegos Intercoletivos e Intracoletivos de Ideias. Na maior parte das pesquisas, o objetivo principal foi o de identificar, conhecer e discutir quais os EP dos docentes, de quais Circulos e Coletivos fazem parte, de que forma cursos de formacao inicial ou continuada podem possibilitar modificacao no Estilo de Pensamento vigente e quais sao as influencias dessa mudanca na atuacao profissional desses docentes. Palavras-chave: Epistemologia. Ludwik Fleck. Formacao de Professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The epistemologist Ludwik Fleck, author of the book Genesis and Development of a Scientific Fact, through the study of a case of a disease, discusses the process of construction of Science. several researches in scientific education were developed using Fleck as the main reference: Since the potential contributions of Ludwik Fleck to the research on Science Teaching, their increasing use, as well as my interest in the theme of teacher training, I constructed the following research problem: What is the state of knowledge in Science teachers formation, in Brazilian theses and dissertations that use the Fleckian reference? In order to answer such questioning, the present dissertation portrays the Epistemology developed by Ludwik Fleck, through exploratory and descriptive research, of qualitative quantitative character and will follow the survey data of the knowledge state type according to Romanowski and Ens (2006), which define that methodology as a study that addresses only one sector of publications on the subject, such as, in this case, theses and dissertations. The data were analyzed through the assumptions of the Discursive Textual Analysis (MORAES, 2003) based on the categories of Ludwik Fleck. The results indicate that the most used concepts or categories were Thinking Style, Collective Thinking, Complications, Mutations, Esoteric and Exoteric Circles and Intercollective and Intracollective Trafficking of Ideas. In most researches, the main objective was to identify, to know and to discuss which Thinking Styles of the teachers, to which Circles and Collectives are part, in which form of initial or continued training can make possible modification in the current Thinking Style and which the influences of this change in the professional performance of these teachers. Keywords: Epistemology. Ludwik Fleck. Teacher training.pt_BR
dc.format.extent150 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA epistemologia de Ludwik Fleck em pesquisas sobre formação de professores de ciências no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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