Medida de incidência e fatores associados à evasão em cursos de graduação
Resumo
Resumo: A educação, em todos os seus níveis de ensino, deve ser compreendida como um direito social, humano e universal que deve ser efetivada por meio da promoção de condições de acesso, permanência e conclusão. A evasão na educação superior, contudo, é um problema contemporâneo com grande impacto social e financeiro em IES públicas e privadas. O fenômeno é objeto de pesquisa em diversos países. Não existe um consenso na literatura sobre a melhor forma de medir a incidência deste fenômeno. Portanto, este estudo tem como objetivo propor um indicador para medir a evasão anual em cursos de graduação e, igualmente, analisar os fatores intervenientes do fenômeno relacionados às características do estudante e dos cursos em uma instituição federal de educação superior (IFES). Para atingir este objetivo foram analisados os microdados do Censo da Educação Superior dos anos de 2015 e 2016 com o objetivo de medir e analisar a taxa anual de evasão dos cursos presenciais de graduação referente ao ano de 2016. Alguns resultados desta pesquisa indicam, que a taxa evasão nacional no ano analisado foi de 18,1%, desse modo as taxas de evasão da UTFPR (12,3%) estão abaixo da média nacional, mas não diferem muito das taxas das IES federais na região sul (12,7%), contudo é necessário observar as especificidades dos cursos ofertados por esta universidade. Os programas de permanência, com destaque para o PNAES, são identificados como estratégias importantes para a garantia do direito à educação e no combate à evasão ao tentar garantir condições básicas de permanência aos estudantes, contudo ainda precisam ser revisadas a fim de que atendam a demandas mais amplas dos estudantes. Palavras-chave: Evasão; Taxa anual de evasão; Fatores associados à Evasão; Educação Superior; Políticas Educacionais. Abstract: Education is a social, human and universal right and it has to be fulfilled by the promotion of conditions of access, permanency and completion of all levels of studies. However, the dropout of higher education is a contemporary problem that implies a great social and economic impact for public and private Higher Education Institutions (HEIs). The dropout phenomenon is object of study in many researches in several countries. There is no consensus of the best way to measure the incidence of that phenomenon. Therefore, this study aims to propose an indicator to measure annual dropout in undergraduate courses and analyze the interfering factors of the phenomenon related to students characteristics and courses at a Brazilian Federal Institute of Higher Education. The microdata of the Brazilian Higher Education Census of the years 2015 and 2016 were studied to achieve the better way of measuring and analyzing the annual dropout rate of higher education courses in Brazil in 2016. Some results of this research indicate that the national dropout rate in the analyzed year was 18.1%. It shows that the Technological Federal Univerisity of Paraná (UTFPR) dropout rates (12.3%) are below the national average, but there is no a notable difference between the rates from Federal HEIs of the southern region of Brazil (12, 7%). However it is necessary to observe the particularities of the courses offered by UTFPR to understand the factors of dropout. Permanency Programs, especially the PNAES, are identified as important strategies to guarantee the right to education and to combat dropout at the same time as they try to ensure basic conditions student's stay, but they still need to be reviewed in order to meet the wide demands of students. Keywords: University Dropout; Annual Dropout Rates; Factors associated to Dropout; Higher Education; Educational Policies.
Collections
- Dissertações [900]