A satisfação do estagiário de comunicação na cultura organizacional
Resumo
Resumo: Este trabalho objetiva estudar a relação existente entre elementos que compõem a cultura organizacional de uma empresa e, em que medida, podem influenciar a experiência e levar à satisfação do estagiário de Comunicação, figura adotada como objeto de estudo. A relevância desse assunto se manifesta tanto para a academia, quanto para o mercado, considerando que o estudante representa o futuro da profissão. Para refletir acerca destas questões, o percurso teórico caminha pelas observações sobre cultura e comunicação organizacional, especialmente a partir das discussões de Marlene Marchiori (2008) e Edgar Schein (2009), satisfação laboral, presente nos estudos de Israel Pasqualito Ramires e Valter Araújo (2017), além das principais teorias propostas por Frederick Herzberg (1959) e Douglas McGregor (1965). Para alcançar os objetivos aos quais se dispõe, a presente pesquisa adotou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, aplicação de um grupo de discussão e análise de conteúdo das amostras nele coletadas. Nos resultados, evidencia-se a necessidade de pensar os processos internos de gestão de forma mais humanizada, visto que parte expressiva dos alunos relata ter passado por situações nocivas no ambiente de trabalho. Destaca-se a importância de proporcionar um ambiente seguro e harmonioso, assegurar os processos de aprendizagem, a capacitação de gestores e o papel estratégico assumido pelo profissional de Relações Públicas nestes processos
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