dc.contributor.advisor | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Patricia Carla Zanelatto | pt_BR |
dc.contributor.other | Guirro, Úrsula Bueno do Prado | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T14:14:24Z | |
dc.date.available | 2022-03-09T14:14:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58874 | |
dc.description | Orientador : Profa. Dra. Marta F. B. Rehme
Coorientador(a): Profa. Dra. Úrsula B. P. Guirro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Introdução: O OSCE (Objective Structured Clinical Examination) avalia habilidades
clínicas, conhecimento, atitudes, comunicação e competências profissionais, por
meio de estações previamente planejadas para a simulação de situações
recorrentes no cotidiano do exercício profissional, sendo considerado o padrão-ouro
na avaliação de competências médicas. Dentre estas, a competência de
comunicação eficaz é fundamental para a abordagem de más notícias. Objetivo:
Descrever as etapas para a elaboração de um OSCE e a sua aplicação para a
avaliação da competência de comunicação de más noticias. Materiais e Métodos: As
etapas descritas são o planejamento das estações, o público alvo que participará do
OSCE, o conteúdo que será abordado, os recursos necessários em termos de
materiais, o espaço físico que precisa ser ocupado, a relação do número de
participantes e o número de salas necessárias, a estruturação das equipes de
trabalho e a distribuição de tarefas, como pode ser feito o controle do tempo, uma
sugestão de checklist para a execução e avaliação da estação de comunicação de
más notícias baseado no protocolo SPIKES, um roteiro para o ator que interpretará o
paciente simulado, as orientações para o aluno que será avaliado e interpretará o
profissional simulado e a elaboração geral de uma estação para a comunicação de
más notícias. Considerações Finais: O OSCE pode ser considerado como uma
excelente ferramenta de avaliação e treinamento para a competência de
comunicação de más notícias. O uso de um ator no papel de paciente simulado é
fundamental para a estruturação da avaliação. Quanto maior o número de estações
planejadas, mais fidedigna pode ser a avaliação do aluno. É adequando o
treinamento prévio das equipes com antecedência, com teste das estações, do
espaço físico, dos roteiros para o paciente e para o profissional, dos instrumentos de
avaliação, do tempo das estações e do tempo de rodízio. Ao final da atividade, a
equipe deve ser reunida e registrar os pontos adequados e aqueles que podem ser
corrigidos ou melhorados. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (17 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação medica | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.title | Passo a passo na elaboração de OSCE (Objective Structured Clinical Examination) para comunicação de más notícias | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |