Exibidas : uma iniciativa ao consumo de produções artístico culturais de mulheres
Date
2018Author
Marcolino, Bárbara Coelho
Metadata
Show full item recordSubject
Mulheres artistas - Identidade e culturaMulheres na arte
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
A presente pesquisa investiga o cenário da representação da mulher como
artista, bem como o de consumo de suas obras. Por meio desta perspectiva, o
trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um produto
comunicacional - um acervo online de artistas mulheres - que através da plataforma
fomente a reflexão a respeito do que envolve o cenário artístico-cultural e a
representatividade feminina no mundo da arte. Para tal realização, utilizou-se de
teóricos que abordam tanto as questões relativas ao universo artístico quanto o
comunicacional, a fim de criar a marca e a plataforma. Para compreender melhor o
público-alvo do produto final, foram desenvolvidas pesquisas quantitativas e
qualitativas, por meio de formulários online, direcionados para todo o Brasil. Em
síntese, a pesquisa traz um questionamento acerca do modo como as mulheres
artistas foram invisibilizadas e desincentivadas na arte durante a história e o modo
como o consumo de suas obras e os papéis que desempenham são afetados até
hoje, por consequência. A partir dos resultados obtidos, foi criado o acervo online
Exibidas, um produto comunicacional, que busca incentivar o consumo de obras
feitas por mulheres e ser um facilitador na busca por novas artistas, além de
amenizar os impactos da história e equilibrar o cenário atual.
Collections
- Publicidade e Propaganda [124]