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dc.contributor.authorAraujo, Luciana dept_BR
dc.contributor.otherPacheco, Vicente, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2019-01-30T19:15:42Z
dc.date.available2019-01-30T19:15:42Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58765
dc.descriptionOrientador: Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.description.abstractResumo: As empresas buscam constantemente a diferenciação de seus serviços com o objetivo de se tornarem mais competitivas no mercado. Para tanto, não basta mais concentrar seus esforços apenas no marketing para divulgar sua marca / serviço. Tornou-se muito importante nos dias de hoje os esforços para a valorização das pessoas que nela trabalham para obter a satisfação dos colaboradores que nela atuam, pois se acredita que os recursos humanos representam um de seus principais diferenciais comparativos (Costa, 2004 ). O colaborador, ao sentir-se valorizado, torna-se uma pessoa mais satisfeita. Portanto, a empresa que se dedica a olhar para a satisfação do colaborador interno e preocupa-se em promovê-lo através de práticas do Endomarketing está no caminho de aumentar a produtividade e qualidade dos serviços prestados, além de poder trabalhar com uma equipe motivada e propiciar um ambiente de trabalho agradável. De acordo com pesquisas de satisfação de agências renomadas no mercado, há um baixo nível de satisfação dos colaboradores que atuam na área operacional. Os números apontaram sim pela baixa remuneração, que é comum no nível que esta sendo tratado. Porém muitos outros fatores são apontados como crítico, como por exemplo a necessidade de treinamentos específicos e técnicos, transparência da coordenação / chefia na divulgação de informações e falta de comemoração de datas e resultados. Por esses fatores e outros aqui não mencionados é que se verifica a importância de um estudo baseado na satisfação do colaborador interno através do Endomarketing, pois se acredita que esta e uma forma de se obter resultados sem despender grandes recursos financeiros, uma vez que esta prática depende mais da postura das pessoas do que de grandes investimentos. O desejo de se trabalhar numa empresa em que ofereça um born ambiente de trabalho e que satisfaz as necessidades emocionais (não se fala aqui em necessidades financeiras) é almejo de todospt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleSatisfação do colaborador interno através do endomarketingpt_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


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