Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavallet, Valdo Jose, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorArgenton, Patríciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-01-07T13:10:52Z
dc.date.available2022-01-07T13:10:52Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58697
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Valdo José Cavalletpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo :Acreditando que o conhecimento também está fora dos muros da escola, propus aos alunos de 2o . e 3o . anos da Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto, situado no Bairro Alto, em Curitiba uma pesquisa de campo por algumas ruas do bairro. O estudo consistiu em sair nos arredores da escola para constatar se existiam brincadeiras tradicionais nos espaços públicos e identificar os locais sagrados do bairro, em conjunto com a professora de Ensino Religioso. Os estudantes observaram poucas crianças brincando pelas ruas, aproveitaram o trajeto para subir em árvores e balançar em um balanço de pneus, também reconheceram as igrejas e símbolos sacros. No retorno à escola, levantamos as informações coletadas e fizemos uma pequena análise. Em um outro momento, os pais das crianças do Ciclo I foram convidados para participar de uma roda de conversa sobre as brincadeiras tradicionais e a confecção de brinquedos com sucata. Os alunos do Ciclo II fizeram um mapa do brincar, marcando pontos propícios para brincadeiras. Além do entusiasmo provocado nos estudantes, as atividades promoveram uma reflexão sobre a falta de espaços públicos destinados ao público infantil. Percebi que além de mobilizar os estudantes lancei uma mudança na visão de aula sobre alguns colegas de profissão, que me procuraram para realizar essa proposta com outras turmas. Com muita esperança numa quebra de paradigmas, pretendo dar continuidade ao projeto, sempre aprofundando minha práxis.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleSe essa rua fosse minha : integração de conhecimentos entre escola e comunidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples