dc.contributor.advisor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.author | Argenton, Patrícia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T13:10:52Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T13:10:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58697 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Valdo José Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo :Acreditando que o conhecimento também está fora dos muros da escola, propus aos alunos de 2o . e 3o . anos da Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto, situado no Bairro Alto, em Curitiba uma pesquisa de campo por algumas ruas do bairro. O estudo consistiu em sair nos arredores da escola para constatar se existiam brincadeiras tradicionais nos espaços públicos e identificar os locais sagrados do bairro, em conjunto com a professora de Ensino Religioso. Os estudantes observaram poucas crianças brincando pelas ruas, aproveitaram o trajeto para subir em árvores e balançar em um balanço de pneus, também reconheceram as igrejas e símbolos sacros. No retorno à escola, levantamos as informações coletadas e fizemos uma pequena análise. Em um outro momento, os pais das crianças do Ciclo I foram convidados para participar de uma roda de conversa sobre as brincadeiras tradicionais e a confecção de brinquedos com sucata. Os alunos do Ciclo II fizeram um mapa do brincar, marcando pontos
propícios para brincadeiras. Além do entusiasmo provocado nos estudantes, as atividades promoveram uma reflexão sobre a falta de espaços públicos destinados ao público infantil. Percebi que além de mobilizar os estudantes lancei uma mudança na visão de aula sobre alguns colegas de profissão, que me procuraram para realizar essa proposta com outras turmas. Com muita esperança numa quebra de paradigmas, pretendo dar continuidade ao projeto, sempre aprofundando minha práxis. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Se essa rua fosse minha : integração de conhecimentos entre escola e comunidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |