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dc.contributor.authorKobs, Verônica Danielpt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Patrícia da Silva, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T13:55:18Z
dc.date.available2019-09-13T13:55:18Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58653
dc.descriptionSupervisora: Profa. Dra. Patrícia da Silva Cardosopt_BR
dc.descriptionRelatório (Pós-Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 177-181pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa objetiva analisar a função da intermidialidade na reconfiguração das artes literária, cinematográfica e televisiva. Para isso, foram escolhidas quatro características que predominam no contexto cultural atual: a multiplicidade; a retomada das narrativas de horror; a tensão entre ficção e realidade; e a ênfase tecnológica. Posteriormente, foram selecionados dois tipos de arte para apresentar e desenvolver cada eixo temático. Dessa forma, estabeleceu-se a seguinte divisão, que compõe os quatro capítulos deste trabalho: 1) A multiplicidade será avaliada no romance S. (2016), de J. J. Abrams e Doug Dorst, e no filme Homens, mulheres e filhos (2014), dirigido por Jason Reitman e baseado no livro homônimo, publicado por Chad Kultgen, em 2011. 2) O fantástico e as narrativa de horror, que caracterizam o Novo Gótico, serão analisados no livro Memórias desmortas de Brás Cubas (2010), de Pedro Vieira, e na minissérie Vade retro (2017), dirigida por Mauro Mendonça Filho. 3) A fim de discutir o conflito entre realidade e ficção, com base na verossimilhança e na opção estética que privilegia o artificialismo, será aplicado o conceito de remediação na telenovela Meu pedacinho de chão (2014), de Luiz Fernando Carvalho, e no filme Sin city (2005), de Robert Rodriguez. 4) Para demonstrar a influência da tecnologia digital na reformulação dos conceitos de cena e contracena e na formulação de videopoemas, serão avaliados o filme Ela (2013), de Spike Jonze e três videopoemas de Arnaldo Antunes: Carnaval (2015), O interno exterior (2015) e Sou volúvel (2016). Palavras-chave: Intermidialidade. Arte. Multiplicidade. Novo gótico. Artificialismo. Tecnologia digital.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the function of intermidiality in the reconfiguration of the literary, cinematographic and television arts. For this, four characteristics that predominate in the current cultural context were chosen: multiplicity; resumption of horror narratives; tension between fiction and reality; and technological emphasis. Then, two types of art were selected to present and develop each thematic axis. In this way, the following division which composes the four chapters of this work was established: 1) The multiplicity will be evaluated in the novel S. (2016) by J. J. Abrams and Doug Dorst, and in the film Men, women and children (2014), directed by Jason Reitman and based on the book published by Chad Kultgen, in 2011. 2) The fantastic and the horror narrative, which characterize the New Gothic, will be analyzed in the novel Memórias desmortas de Brás Cubas (2010) by Pedro Vieira, and in the television production Vade retro (2017), directed by Mauro Mendonça Filho. 3) In order to discuss the conflict between reality and fiction, based on verisimilitude and on the aesthetic option for the artificialism, the concept of remediation will be applied in the soap opera Meu pedacinho de chão (2014), by Luiz Fernando Carvalho, and in the film Sin city (2005), by Robert Rodriguez. 4) In order to demonstrate the influence of digital technology in the reformulation of the concepts of scene, film acting and in the formulation of videopoems, the film Her (2013) by Spike Jonze and three videopoems by Arnaldo Antunes: Carnaval (2015), O interno exterior (2015) e Sou volúvel (2016). Keywords: Intermidiality. Art. Multiplicity. New Gothic. Artificialism. Digital technology.pt_BR
dc.description.abstractRiassunto: Questa ricerca si propone di analizzare la funzione dell'intermedialità nella riconfigurazione delle arti letteraria, cinematograficha e televisiva. Per questo, sono state scelte quattro caratteristiche che predominano nell'attuale contesto culturale: molteplicità; la ripresa delle storie dell'orrore; la tensione tra finzione e realtà; e l'enfasi tecnologica. Successivamente, sono stati selezionati due tipi di arte per presentare e sviluppare ciascun asse tematico. In questo modo, fu istituita la seguente divisione, che costituisce i quattro capitoli di questo studio: 1) La molteplicità sarà valutata nel romanzo S. (2016), di J. J. Abrams e Doug Dorst, e nel film Uomini, donne e bambini (2014), diretto da Jason Reitman e basato sul libro pubblicato da Chad Kultgen, nel 2011. 2) Il fantastico e la storia dell'orrore, che caratterizzano il Nuovo Gotico, sono analizzate nel libro Memórias desmortas de Brás Cubas (2010), di Pedro Vieira, e nella miniserie Vade retro (2017), diretta da Mauro Mendonça Filho. 3) Al fine di discutere il conflitto tra realtà e finzione, basato sulla verosimiglianza e sull'opzione estetica che privilegia artificialità, si applicherà il concetto di rimediazione nella soap opera Meu pedacinho de chão (2014), di Luiz Fernando Carvalho, e nel film Sin city (2005), di Robert Rodriguez. 4) Per dimostrare l'influenza della tecnologia digitale nella riformulazione dei concetti di scena, contrascene e nella formulazione di videopoesia, saranno valutati il film Lei (2013), diretto da Spike Jonze, e tre video di Arnaldo Antunes: Carnaval (2015), O interno exterior (2015) e Sou volúvel (2016). Parole chiave: Intermedialità. Arte. Molteplicità. Nuovo Gotico. Artificialità. Tecnologia digitale.pt_BR
dc.format.extent210 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleIntermidialidade e reconfiguração da arte no contexto contemporâneopt_BR
dc.typePós-Doutoradopt_BR


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