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dc.contributor.authorAngelotti, Rangel, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherTeixeira, Cristina Frutuosopt_BR
dc.contributor.otherSpinola, Juliana Limapt_BR
dc.contributor.otherVan Kaick, Tamara Simonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-23T13:20:03Z
dc.date.available2019-01-23T13:20:03Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58563
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Cristina Frutuoso Teixeirapt_BR
dc.descriptionCoorientadoras: Profª Dra. Juliana Lima Spínola, Profª Dra. Tamara Van Kaickpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 06/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.185-192pt_BR
dc.description.abstractResumo: Dentro de uma perspectiva de ecodesenvolvimento, as universidades podem ter fundamental importância nas regiões onde se inserem através de suas ações de ensino pesquisa e extensão. No Brasil, um conjunto de iniciativas que buscaram a ampliação e interiorização do ensino superior foram implementadas pelo governo federal, com o intuito de promover uma ampliação do acesso da população brasileira ao ensino superior. Três formas foram adotadas por essas políticas para atingir a expansão com interiorização: criação de novas universidades, transformação de faculdades em universidades e a construção e consolidação de novos campi. Considerada uma das regiões menos desenvolvidas do Estado do Paraná, a região litorânea apresenta grande heterogeneidade socioambiental. Nessa região foi criado em 2005 um novo setor da UFPR, com a intencionalidade de se trabalhar pelo desenvolvimento da região. O Objetivo geral deste trabalho foi avaliar como os projetos de Extensão do Setor Litoral da UFPR atendem a missão da Universidade de contribuir para o desenvolvimento regional. A metodologia foi baseada em pesquisa documental e entrevistas semi estruturadas. Ao todo foram utilizados nas análises 86 relatórios de atividades de extensão que tiveram suas características principais sistematizadas. Três projetos de extensão foram selecionados para compor um estudo de caso e tiveram suas ações analisadas a partir de categorias definidas dentro das dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento. Os principais resultados obtidos foram a sistematização das características dos projetos de extensão do Setor Litoral da UFPR, a espacialização das atividades dos projetos, a adequação das ações desenvolvidas pelos projetos às diretrizes da política nacional de extensão universitária e a elaboração de um método de análise para verificar como cada uma das categorias de análise das dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento é trabalhada pelas ações de extensão desenvolvidas e quais as potencialidades e limitações encontradas para cada uma das dimensões analisadas. Palavras-chave: Extensão Universitária. Ecodesenvolvimento. Litoral do Paraná.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Universities may have fundamental importance in the regions where they are inserted through their actions of teaching, research and extension programs. In Brazil, a set of initiatives that sought to expand and internalize higher education were implemented by the federal government, with the aim of promoting an expansion of the Brazilian population's access to higher education. Three forms were adopted by these policies to achieve expansion with internalization: creation of new universities, transformation of colleges into universities and the construction and consolidation of new campi. Considered one of the less developed regions of the State of Paraná, the coastal region presents great socio-environmental heterogeneity. In this region a new sector of Paraná Federal University (UFPR) was created in 2005, with the intention of working for the development of the region. The general objective of this work was to evaluate how the university extension programs of the Setor Litoral of UFPR fulfill the mission of the University to contribute to the regional development. The methodology was based on documental research and semi-structured interviews. In all, 86 reports of extension activities that had their main characteristics systematized were used in the analysis. Three extension programs were selected to compose a case study and had their actions analyzed from categories defined within the sustainability dimensions of ecodevelopment. The main results obtained were the systematization of the characteristics of the extension programs of the Setor Litoral of UFPR, the spacial analysis of the activities of the projects and the elaboration of a method of analysis for to verify how each of the categories of analysis of sustainability dimensions of ecodevelopment is worked out by the extension actions developed and what are the potentialities and limitations found for each one of the analyzed dimensions. Keywords: University extension programs. Ecodevelopment. Paraná coastal zone.pt_BR
dc.format.extent204 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento economico - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.subjectExtensão universitariapt_BR
dc.titleContribuições da extensão universitária para o ecodesenvolvimento : o caso do setor Litoral da UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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