Show simple item record

dc.contributor.authorKasprzak, Luis Fernando Fonseca, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherBonduelle, Ghislaine Miranda, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherKlock, Umbertopt_BR
dc.contributor.otherBonduelle, Arnaud Francispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-23T12:36:14Z
dc.date.available2019-01-23T12:36:14Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58561
dc.descriptionOrientadora: Prof.a Dra. Ghislaine Miranda Bonduellept_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Umberto Klock, Prof. Dr. Arnaud Francis Bonduellept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa : Curitiba, 21/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.258-275pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestaispt_BR
dc.description.abstractResumo: KASPRZAK, L. F. F. Modelo Orientativo para a Certificação da Gestão da Qualidade na Graduação de Engenharia Florestal. 333 f. Curitiba, 2018. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, 2018. A gestão da qualidade no ensino superior é uma forma de definir como uma IES pode satisfazer as necessidades dos seus clientes e de outras partes interessadas afetadas. O padrão ISO 9001, cuja certificação é reconhecida internacionalmente, estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade. No entanto, não especifica quais devem ser os objetivos relacionados à qualidade ou atendimento às necessidades dos clientes, mas exige que as organizações definam esses objetivos e melhorem continuamente seus processos para alcançá-los. Com base neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é propor um modelo orientativo para a certificação da gestão da qualidade na graduação, em específico a de Engenharia Florestal. Para atingir o objetivo principal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Definir diretrizes para implementar a ABNT NBR ISO 9001:2015; realizar o diagnóstico do SGQ para o curso superior de Engenharia Florestal da PUCPR; e desenvolver um modelo orientativo para a implementação da ABNT NBR ISO 9001:2015 no curso superior de Engenharia Florestal da PUCPR. A presente investigação é designada de natureza exploratória, descritiva e de âmbito qualitativo, formatando um estudo de caso, pois esteve delimitada a uma unidade, e tem caráter de profundidade e detalhamento. A construção do modelo orientativo considerou as diretrizes de implementação da ISO 9001:2015, identificadas por meio de pesquisa bibliográfica, e o diagnóstico do SGQ para o Curso Superior de Engenharia Florestal, elaborado com base nos referenciais adotados. O processo de desenvolvimento do modelo utilizou a metodologia design thinking. Por fim, o instrumento elaborado serve de ponto de partida para reflexões sobre a melhoria da qualidade nas atividades do ensino superior e apresenta natureza orientativa para profissionais da área, no sentido de facilitar a implementação da ABNT NBR ISO 9001 em cursos de graduação de Engenharia Florestal. Palavras-chave: Diretrizes, Implementação, Diagnóstico SGQ, Design Thinking.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: KASPRZAK, L. F. F. Orientation Model for the Certification of Quality Management in Forestry Engineering Graduation. 333 f. Curitiba, 2018. Thesis (Doctorate in Forest Sciences) - Post-Graduation in Forest Engineering, Federal University of Paraná. Curitiba-PR, 2018. Quality management in higher education is one way of defining how an HEI can meet the needs of its clients and other affected stakeholders. The ISO 9001 standard, which is internationally recognized, establishes the requirements for a quality management system. However, it does not specify what the quality objectives or customer needs should be, but it requires organizations to define those goals and continuously improve their processes to achieve them. Based on this context, the main objective of this work is to propose a guiding model for the certification of the management of the quality in the graduation, in particular the one of Forest Engineering. To achieve the main objective, the following specific objectives were defined: Define guidelines to implement ABNT NBR ISO 9001: 2015; Perform the QMS diagnosis for PUCPR's Forestry Engineering course; and Develop a guiding model for the implementation of ABNT NBR ISO 9001: 2015 in PUCPR's Forestry Engineering course. The present investigation is designated as an exploratory, descriptive and qualitative scope, formatting a case study, since it was delimited to a unit, and has character of depth and detail. The construction of the guiding model considered the implementation guidelines of ISO 9001: 2015, identified through a bibliographical research, and the diagnosis of the QMS for the Higher Course of Forestry Engineering, elaborated based on the adopted references. The model development process used the design thinking methodology. Finally, the instrument elaborated serves as a starting point for reflections on the improvement of quality in higher education activities and has a guiding nature for professionals in the area in order to facilitate the implementation of ABNT NBR ISO 9001 in undergraduate courses in Forestry Engineering. Keywords: Guidelines, Implementation, QMS Diagnostics, Design Thinking.pt_BR
dc.format.extent333 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia florestal - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos Florestais e Engenharia Florestalpt_BR
dc.subjectPontificia Universidade Catolica do Paranapt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectEnsino superior - Qualidadept_BR
dc.titleModelo orientativo para a certificação da gestão da qualidade na graduação de engenharia florestalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record