Nhembo'e Pyau (nova educação) Guarani : re-significando as práticas pedagógicas a partir da realidade local
Resumo
Resumo : A partir de reflexões, imersos nos problemas sociais da comunidade resolvemos questionar: Educação para que e para quem? Como seguir a rotina burocratizada da escola em meio a tantos desafios que não podemos ignorar. Como colaborar com uma educação mais significativa. Chamamos a comunidade para a escola e em algumas reuniões conseguimos perceber o que eles queriam que fosse aprendido e no que poderiam melhorar. Foi o início do processo para construção de um projeto políticopedagógico com autonomia Guarani, pois o conhecimento indígena é muito amplo não se resume a meras disciplinas, desse modo nós enquanto escola buscamos uma educação alternativa diferenciada voltada para realidade e para o fortalecimento da autonomia na comunidade, tentando romper com o modelo de educação imposta, que é individualista, fragmentada, disciplinar. Como resultado das reuniões, partimos para as ações que foram realizadas visando transformar a realidade. Trabalhando com valores como a união, a cooperação, a solidariedade, a autonomia e o diálogo, seguimos na construção de uma Comunidade de Aprendizagem onde todos são protagonistas do fazer educativo, é a escola e a comunidade unidas em prol do desenvolvimento local.