dc.contributor.author | Alberton, Josililian | pt_BR |
dc.contributor.other | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T15:02:35Z | |
dc.date.available | 2021-11-17T15:02:35Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58534 | |
dc.description | Orientadora : Profª:Ma. Susan Regina Raitz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 55-56 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O estudo aqui exposto tem caráter vivencial, experiencial. Foram consultados alguns autores que de certa forma, auxiliaram na construção da base teórica dos escritos juntamente com a trajetória pessoal e profissional, por mim descritas neste compendio de aprendizados e conhecimentos, e que de maneira alguma esgotam ou possuem a pretensão de finalizar o que foi vivido. Acreditasse que nos edificamos nas mais distintas formas, por entre os diversos conceitos, entre olhares e silêncios, entre idas e vindas, entre opostos e dispostos a fazer uma educação de verdade. Apresenta um memorial pessoal, educacional e profissional, refletido em contextos diversos no percurso da Educação Básica passando rapidamente pela formação Superior até chegarmos aos estudos que realmente oferecem significância para a trajetória docente. Este estudo reflete sobre a importância das relações e do respeito ao tempo, estado e espaço do aprender de educador e educando que conforme o caminho, o caminhar vai se fazendo distinto. Tem enfoque principal em trazer para a consciência o ato de aprender entre as diferentes metodologias. Ao final, não conclui suas percepções como um estudo convencional, mas diz do compromisso individual de cada um em buscar e não deixar morrer a educação que realmente traz e promove a emancipação, que está atrelada ao estar no coletivo e dele se apropria para poder assegurar a aprendizagem efetiva, em desenvolvimento pleno, independente de sua classe social, etnia, território, cultura, geração, instituição e o que mais possa existir | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (56 p.) : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Forma - Desenforma - Transforma : novas atitudes de mediar | pt_BR |
dc.title.alternative | Forma, desenforma, transforma | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |