• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Prática exitosa no combate a evasão no ensito técnico subsequente

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - CANDIDA HELENA ALVES PEREIRA DO AMARAL.pdf (7.372Mb)
    Date
    2018
    Author
    Amaral, Candida Helena Alves Pereira do, 1974-
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Evasão escolar - Paraná
    Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
    Ensino técnico
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido através de práticas holísticas que levam em conta a realidade do estudante. O desafio era combater o alto índice de evasão nos cursos técnicos de ensino médio subsequente na modalidade Ensino a Distância – EAD no litoral do Paraná. O objetivo é mostrar que é possível haver humanização na educação através da integração comunidade escola mesmo com as regras legais tradicionais impostas. Novas propostas de condução dos cursos se faziam necessárias devido a algumas variáveis: estudantes vinham de outras cidades, balneários e ilhas para estudar, escola instalada em local retirado e íngreme sem suporte urbano mínimo, transporte público incompatível com os horários das aulas, ensino básico deficitário, dificuldade de acesso a tecnologias por parte dos estudantes e resistência da comunidade caiçara às práticas de um ensino frio e distante. O trabalho realizado necessitou primeiramente da desconstrução da ideia de ensino e EaD e "tutor", tanto por parte dos estudantes como dos próprios profissionais da educação. A participação da comunidade e das empresas foi fundamental para agregar conhecimento e novas práticas ao aprendizado. Levar em conta as peculiaridades e necessidade de cada estudante foi fundamental. A metodologia da pedagogia Freinet de uma educação interativa, baseou as atividades formativas foram desenvolvidas através de projetos de observação e contato com empresas e comunidades que teve um resultado positivo de 72% de aprovados na turma observada
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/58533
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [44]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV