Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorMomma, Caroline Kaori Haradapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-06T18:00:53Z
dc.date.available2023-03-06T18:00:53Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58468
dc.descriptionOrientadora: Valquíria Michela John.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Influenciadores digitais estão presentes em diversos sites de redes sociais. Neste Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, discutimos a atuação dos formadores de opinião do Youtube que produzem conteúdo cristão. Esses influenciadores digitais têm conquistado o público com temas específicos, estabelecido laços a partir da identificação e transformado processos de produção e de negócios na comunicação. Para compreender esse fenômeno sobre a relação entre a internet e a religião, pesquisamos a plataforma do Youtube como site de rede social e a conversação entre produtores de conteúdo cristãos e o público. Neste TCC, analisamos como ocorre a interação nos vídeos da influenciadora digital Fabiola Melo, uma evangélica que tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Youtube. Foi realizado inicialmente um levantamento quantitativo, identificando quantos vídeos foram produzidos por ano e quantas visualizações e comentários foram obtidos nos vídeos do primeiro semestre de 2018. A partir desse mapeamento, foram selecionados dois vídeos que têm os comentários analisados, de acordo com a categoria em que estão inseridos. Com essa pesquisa, podemos ter um vislumbre de como os vídeos digitais têm contribuído para a comunicação de nicho. Notamos há a relação entre os conceitos de rede, segmentação da audiência, sites de rede sociais e conversação em rede com a evolução do conteúdo religioso na internet. Observamos que o engajamento acontece através das relações de identificação, apoio e conversaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectRedes sociais on-line - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectReligião - Cristianismopt_BR
dc.titleRede social e religião : como o público interage com os youtubers critãospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples