O poder das narrativas : storytelling em camapanhas de natal da Bauduco como estratégia de relações públicas
Date
2018Author
Macedo, Natália Ehalt
Metadata
Show full item recordSubject
Arte de contar historiasPublicidade - Filmes
Narrativas - Televisão
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Graduação DigitalAbstract
As narrativas utilizadas pelas marcas têm um grande poder de influência na maneira em como seus consumidores as enxergam. Esta pesquisa exploratória tem como objetivo principal analisar o storytelling como uma estratégia de Relações Públicas, além de compreender conceitos relacionados à profissão por meio da aplicação de narrativas estratégicas, reflexão ainda pouco encontrada no meio acadêmico. Para isso, em um primeiro momento, foi realizada uma exploração teórica sobre as definições de Relações Públicas, identidade, imagem, reputação organizacional, posicionamento de marca, emotional branding, storytelling, entre outros conceitos associados. A seguir, foi feito um estudo de caso a partir de filmes publicitários "Serenatas de Natal" e "Sonhos de Natal" da marca Bauducco publicados em seu canal do Youtube, nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. A análise fílmica e a interpretação de dados foram feitas a partir de categorias de análise a fim de explorar e ilustrar o recurso de storytelling. Ao associar as narrativas às estratégias de Relações Públicas, verificou-se a profunda relação entre as duas áreas e a possibilidade da utilização do recurso pelos profissionais de comunicação.
Collections
- Relações Públicas [144]