Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatistella, Michelle Padilha, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-28T16:55:01Z
dc.date.available2019-05-28T16:55:01Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58433
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ettiène Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 24/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.91-93pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta elementos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Parte do questionamento de como o pensamento complexo pode auxiliar professores da educação básica a desenvolverem uma prática pedagógica significativa, conexa e vinculada aos alunos. Para tanto utilizamos de pesquisa qualitativa na modalidade teórico-bibliográfica e descritiva elaborada em quatro etapas. Os dados empíricos advêm da literatura de Edgar Morin e de entrevistas semiestruturadas em profundidade com perguntas abertas com professores de uma instituição de ensino privado do município de Curitiba. Edgar Morin apresenta uma proposta de reforma do pensamento que seja capaz de auxiliar o professor a enfrentar a instabilidade e incerteza na prática cotidiana em sala de aula. O objetivo da pesquisa é indicar pontos norteadores que caracterizam uma prática pedagógica com a visão da complexidade por meio da elaboração de um caderno pedagógico. O caderno pedagógico é um convite aos professores da educação básica à reflexão sobre a própria prática com a intenção de sensibilizá-los para conhecimentos acerca do pensamento complexo. Tem como pressuposto que para uma educação complexa, o professor é fundamental e o modelo de conceber sua prática educativa é que pode modificar a concepção de uma escola que transmite conhecimento aos alunos; para uma escola que tenha vida por ter no aluno a centralidade do ato educativo. Para isso é fundamental uma prática pedagógica que una e não separe que associe e não dissocie que contextualize e englobe conhecimento disciplinar e fundamento educativo. A pesquisa permitiu perceber que uma reforma no sistema educacional não acontece de maneira rápida, mas é possível uma reforma do pensamento que contemple os sujeitos de maneira global. Palavras-chave: Edgar Morin. Reforma do pensamento. Reforma da educação. Prática docente. Formação de professores. Complexidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents elements of Edgar Morin's Complex Thought. Part of the questioning of how complex thinking can help teachers of basic education to develop a meaningful pedagogical practice, related and linked to students. For this we use qualitative research in the theoretical-bibliographic and descriptive modality elaborated in four stages. The empirical data come from the literature of Edgar Morin and from semi-structured interviews in depth with open questions with teachers of a private educational institution of the city of Curitiba. Edgar Morin presents a proposal of thought reform that is able to help the teacher to face the instability and uncertainty in the daily practice in the classroom. The objective of the research is to indicate guiding points that characterize a pedagogical practice with the vision of complexity through the elaboration of a pedagogical book. The pedagogical book is an invitation to teachers of basic education to reflect on their own practice with the intention of sensitizing them to knowledge about complex thinking. It presupposes that for a complex education, the teacher is fundamental and the model of conceiving its educational practice is that it can modify the conception of a school that transmits knowledge to the students; to a school that has life by having in the pupil the centrality of the educational act. For this it is fundamental a pedagogical practice that unites and does not separate that associates and does not dissociate that contextualizes and encompasses disciplinary knowledge and educational foundation. The research allowed to realize that a reform in the educational system does not happen quickly, but a reform of the thinking that contemplates the subjects of global way is possible. Key words: Edgar Morin. Reformation of thought. Education reform. Teaching practice. Teacher training. Complexity.pt_BR
dc.format.extent127 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA prática pedagógica na perspectiva do pensamento complexopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples