dc.contributor.advisor | Borges, André Essenfelder, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Rodrigo Augusto de, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T16:22:39Z | |
dc.date.available | 2021-11-17T16:22:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58374 | |
dc.description | Orientador : Prof. André Borges | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 23-25 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Sabendo-se que diversos estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, seres em plena fase de desenvolvimento, formação e aprendizado da vida, surge a proposta de aliar o aprendizado da musicalização infantil à temas como Agroecologia e educação ambiental, que de igual forma são temas que merecem bastante destaque quando se fala em aprendizagem, ainda mais quando há a busca pela educação inovadora. Em meados do ano de 2012 iniciaram as atividades de Musicalização Infantil através da ICH (Interações Culturais e Humanísticas) na UFPR Litoral, experiência que gerou respostas positivas tanto da comunidade como por parte dos educadores. No ano seguinte, deu-se início à fase de estudo do tema enquanto projeto de aprendizagem no curso de Agroecologia, e em sequência a criação do projeto de extensão de Musicalização Infantil da universidade, com as atividades sendo iniciadas em 2013 e seguindo até o ano de 2016. Paralelamente foi realizado um curso de formação recebido em uma escola de musicalização infantil em Curitiba. Após o ingresso na ANE, foram realizadas diversas ações em diferentes territórios, trabalhando em cada um deles noções diferentes com base na interdisciplinaridade, importante conceito na educação inovadora. Os resultados foram notados significativamente na evolução das crianças quanto a suas relações - entre si e com a natureza, no aperfeiçoamento das práticas musicais e em demais aspectos do ato de conhecer e compreender. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (25 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Musica na educação | pt_BR |
dc.title | Musicalização infantil e agroecologia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |