Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorges, André Essenfelder, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorJesus, Rodrigo Augusto de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T16:22:39Z
dc.date.available2021-11-17T16:22:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58374
dc.descriptionOrientador : Prof. André Borgespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 23-25pt_BR
dc.description.abstractResumo : Sabendo-se que diversos estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, seres em plena fase de desenvolvimento, formação e aprendizado da vida, surge a proposta de aliar o aprendizado da musicalização infantil à temas como Agroecologia e educação ambiental, que de igual forma são temas que merecem bastante destaque quando se fala em aprendizagem, ainda mais quando há a busca pela educação inovadora. Em meados do ano de 2012 iniciaram as atividades de Musicalização Infantil através da ICH (Interações Culturais e Humanísticas) na UFPR Litoral, experiência que gerou respostas positivas tanto da comunidade como por parte dos educadores. No ano seguinte, deu-se início à fase de estudo do tema enquanto projeto de aprendizagem no curso de Agroecologia, e em sequência a criação do projeto de extensão de Musicalização Infantil da universidade, com as atividades sendo iniciadas em 2013 e seguindo até o ano de 2016. Paralelamente foi realizado um curso de formação recebido em uma escola de musicalização infantil em Curitiba. Após o ingresso na ANE, foram realizadas diversas ações em diferentes territórios, trabalhando em cada um deles noções diferentes com base na interdisciplinaridade, importante conceito na educação inovadora. Os resultados foram notados significativamente na evolução das crianças quanto a suas relações - entre si e com a natureza, no aperfeiçoamento das práticas musicais e em demais aspectos do ato de conhecer e compreender.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (25 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.titleMusicalização infantil e agroecologiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples