Formação docente : interações entre formação inicial e continuada
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Fernandes, Rosane Patricia, 1977-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este estudo buscou trabalhar a formação docente inicial e continuada, com vistas à compreensão da utilização de diferentes metodologias de aprendizagem e abordagens pedagógicas na interação do grupo participante desse projeto. Tomamos como experiência para a realização deste trabalho, saídas de campo, atividades em grupo e palestras orientadas. O grupo participante deste projeto foi formado por discentes e docentes do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação (Isepe) de Guaratuba, por docentes e pedagogos da rede pública municipal de Guaratuba-PR, perfazendo um total de 29 participantes que aderiram a todas as atividades desenvolvidas nesse projeto. As abordagens teóricas, realizadas nos encontros do grupo tiveram como contextualização as alternativas para uma nova educação, pautada em diferentes experiências como o Projeto Ancora, sala de aula invertida, metodologias ativas de aprendizagens entre outras, que visam um ensino democrático priorizando a autonomia do aluno no processo de ensinoaprendizagem, sem perder de vista a necessidade de se construir um espaço escolar comprometido com o desenvolvimento humano integral, que tenha, portanto, como referência o ser humano em todas as suas dimensões existenciais e potenciais ao tempo de cada um