Trajetórias performáticas entre escola, docência e cotidiano
Abstract
Resumo : 0 presente texto, visa apresentar memórias de vivências educacionais em Arte/Educação em uma perspectiva contra-hegemônica junto ao curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação, que foram desenvolvidas durante o ano letivo de 2017 em um Colégio Estadual, situado na região metropolitana de Curitiba/PR. A proposta se fundamentou em experiências desenvolvidas por meio de Performances, vista como possibilidades para uma efetiva e transformadora Nova Educação e que desencadeou uma sequência de apresentações e intervenções performáticas no espaço escolar em voga. Assim sendo, esses escritos mostram por meio de um memorial, trajetórias performáticas que passam ora na escola, ora na perspectiva da docência e por fim, no cotidiano escolar através de debates, rodas de conversa e indagações dicentes e docentes. O texto está divido em partes, onde na primeira etapa é apresentado uma introdução do que se desenvolverá adiante, na segunda etapa apresenta-se especificamente o memorial de trajetória de vida do autor desses escritos. Na terceira parte, mostra-se relatos sobre as vivências performáticas e amostragem de imagens das intervenções. E por fim, o texto segue para as últimas considerações a respeito do projeto aqui apresentado