Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Nelson Rosário dept_BR
dc.contributor.authorElias, Thiago Fabrício de Mello, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-18T17:13:48Z
dc.date.available2018-12-18T17:13:48Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58329
dc.descriptionOrientador: Dr. Nelson Rosário de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 07/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.118-120pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca entender o que as disputas discursivas acerca de conteudos religiosos em midias sociais podem nos mostrar sobre o lugar da religiao na modernidade. A partir de uma revisao das teorias da sociologia da religiao, com foco nas teorias que apontam para a importancia da religiao na construcao da individualidade na modernidade, testamos algumas das hipoteses em uma realidade especifica, a interacao entre liderancas religiosas e fieis no site de rede social facebook. Para isto foram utilizadas tecnicas de coleta de dados em plataformas online, tecnicas quantitativas e qualitativas de analise de conversacao, analise de conteudo e entrevistas. Busca-se entender a partir das disputas discursivas e do modo de construcao das 'falas' como se legitima e como se valida o discurso religioso na modernidade. Palavras-chave: Sociologia da religião. Disputas discursivas. Mídias sociais. Religião e individualidadept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research seeks to understand what discursive disputes about religious content in social media can show us about the place of religion in modernity. From a review of sociological theories of religion, focusing on the ones that point to the importance of religion in the construction of individuality in modernity, we test some of the hypotheses in the specific reality, of the interaction between religious leaders and believers in the social network website facebook To achieve this purpose data collection techniques in online platforms were used, as well as quantitative and qualitative techniques of conversation analysis, content analysis and interviews. The research tries to understand how the religious discourse in modernity seeks legitimacy and validation by analysing the discursive disputes and the way that the 'speeches' are constructed. Keywords: Sociology of religion. Discursive disputes. Social media. Religion and individuality.pt_BR
dc.format.extent121 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectReligião e sociologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectIndividualidade - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleAnálise de conteúdos religiosos em mídias sociais : a influência da religião no processo de individualização na modernidadept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples