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dc.contributor.advisorSá, Ricardo Antunes de, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorNegoseki, Clicie Maria Cancelier, 1973pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-17T13:05:17Z
dc.date.available2018-12-17T13:05:17Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58313
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sápt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 22/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.183-200pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa intitulada: "O papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professor" buscou investigar o processo de mediação desenvolvido pelo pedagogo na/da formação continuada de professores do ensino médio noturno, para identificar e propor elementos de reconstrução deste processo, com vistas ao desenvolvimento profissional docente neste nível de ensino. Estabeleceu-se como objetivos específicos: caracterizar e analisar o processo de mediação do pedagogo na formação continuada ofertada pela SEED/PR junto aos professores do Ensino Médio noturno das escolas estaduais de São José dos Pinhais; caracterizar o processo de formação continuada dos professores do Ensino Médio das escolas estaduais de São José dos Pinhais para identificar concepções, atividades, atitudes e dificuldades encontradas e; sistematizar os desafios e as proposições apontadas pelos docentes e pedagogos para identificar as necessidades, aspectos e temas implicados na recomposição dos processos de formação continuada de professores do ensino médio noturno. Adotou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, tendo como base teórica os autores Moreira e Caleffe (2008), Marconi e Lakatos (2009), André (2006a), Gatti (2006), Luna (2000), Flick (2009), dentre outros. Para coleta de dados inicial utilizou-se um questionário eletrônico enviado por email aos participantes e entrevista semi-estruturada. Os participantes foram os professores de língua portuguesa e matemática das escolas estaduais de ensino médio noturno do município de São José dos Pinhais e os respectivos pedagogos destas escolas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016) e Franco (2012). Para caracterizar a formação continuada dos professores utilizou-se como referencial teórico: Nóvoa (1992; 2002; 2006; 2007; 2009), Imbernón (2009; 2010; 2011), Morin (1996; 2003; 2011), Freire (1989; 1996; 2005; 2012), Sá (2004; 2006; 2008; 2013), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), entre outros. Com relação ao papel do pedagogo, o referencial teórico foi fundamentado em: Nóvoa (1992; 2006; 2007), Sá (2006; 2008; 2013), Imbernón (2009; 2010; 2011), Pimenta (2002; 2005), Libâneo (2002; 2004; 2010), Placco (2006; 2010; 2011), Morin (2003; 2011), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), dentre outros autores. A partir da análise preliminar dos dados estabeleceu-se sete categorias de análise: a) atualização de conhecimento; b) enfoque pedagógico; c) prática pedagógica; d) saberes docentes; e) papel do pedagogo; f) concepção de formação continuada; g) mediação do pedagogo. A pesquisa verificou que os professores e os pedagogos participantes possuem visões convergentes no que diz respeito às características da formação continuada ofertada pela mantenedora. Propõem um modelo de formação continuada voltado para os temas atuais da educação, como: sociedade, alunos, tecnologias, pesquisa, metodologias, currículo, entre outros. O papel de mediador do pedagogo foi caracterizado tanto pelos professores quanto pelos próprios pedagogos como necessário para a articulação do processo pedagógico e para o desenvolvimento da formação continuada. Palavras-chave: Formação continuada. Papel do pedagogo. Professores. Formação e desenvolvimento profissional do professor/pedagogo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research entitled: "The role of the pedagogue as mediator in the continuous formation of the teacher" sought to investigate the process of mediation developed by the pedagogue in the continuing training of teachers of the night high school, to identify and propose elements of reconstruction of this process , with a view to professional teacher development at this level of education. It was established as specific objectives: to characterize and analyze the process of mediation of the pedagogue in the continuous training offered by the SEED / PR next to the teachers of the high school of the state schools of São José dos Pinhais; characterize the process of continuing education of the high school teachers of the state schools of São José dos Pinhais to identify conceptions, activities, attitudes and difficulties encountered and; to systematize the challenges and propositions pointed out by teachers and pedagogues to identify the needs, aspects and themes involved in the recomposition of the continuing education processes of high school teachers. The research was based on a qualitative approach, based on the authors Moreira and Caleffe (2008), Marconi and Lakatos (2009), André (2006a), Gatti (2006), Luna (2000) and Flick , among others. For the initial data collection, an electronic questionnaire was sent by e-mail to the participants and a semi-structured interview. The participants were the Portuguese language and mathematics teachers of the state secondary schools of the municipality of São José dos Pinhais and the respective pedagogues of these schools. The data collected were analyzed from the content analysis of Bardin (2016) and Franco (2012). In order to characterize the teachers' continuing education, a theoretical reference was used: Nóvoa (1992, 2002, 2006, 2007; 2009), Morin (1996, 2003, 2011), Freire (2004, 2006), Hagemeyer (2004, 2006), Pryjma (2009), among others. In relation to the role of the pedagogue, the theoretical framework was based on: Nóvoa (1992, 2006; 2007), Sá (2006; 2008; 2013), Imbernón (2009; 2010; 2002, 2004, 2010), Placco (2006, 2010, 2011), Morin (2003; 2011), Hagemeyer (2004; 2006), Pryjma (2009), among others. From the preliminary analysis of the data, seven categories of analysis were established: a) updating of knowledge; b) pedagogical approach; c) pedagogical practice; d) teacher knowledge; e) role of the pedagogue; f) conception of continuing education; g) mediation of the pedagogue. The research verified that the teachers and the participating pedagogues have convergent visions regarding the characteristics of the continuous formation offered by the maintainer. They propose a model of continuing education focused on the current themes of education, such as: society, students, technologies, research, methodologies, curriculum, among others. The role of mediator of the pedagogue was characterized both by teachers and by the pedagogues themselves as necessary for the articulation of the pedagogical process and for the development of continuing education. Keywords: Continuing education. Role of the pedagogue. Teachers. Training and professional development of the teacher/pedagogue.pt_BR
dc.format.extent233 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDidatica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO papel do pedagogo como mediador na/da formação continuada do professorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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