Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaria, Igor Guterres, 1986pt_BR
dc.contributor.otherHagemeyer, Regina Cely de Campospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-27T18:40:34Z
dc.date.available2019-05-27T18:40:34Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58309
dc.descriptionOrientadora: Regina Cely de Campos Hagemeyerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.130-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação investiga as compreensões sobre a identidade docente, para a construção de espaços de formação docente continuada, para profissionais professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), na oferta de Ensino Médio Integrado (EMI). Esse campo ainda em desenvolvimento, mostra-se instável e fragilizado como área de conhecimento e formação docente específica. A promulgação do Decreto 5.154/04 (BRASIL, 2004), que possibilitou a integração entre a Educação Profissional e o Ensino Médio, trouxe questionamentos sobre os saberes, concepções e procedimentos docentes, necessários ao processo curricular instaurado nos Institutos Federais. Como pedagogo e autor desta pesquisa, propus situar as formas de atuação dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Canoinhas, que atuam nos eixos de Infraestrutura e Produção Alimentícia do referido campus, para problematizar a identidade docente nesta instituição, considerando que os professores provêm de diferentes formações e trajetórias (licenciados, bacharéis e tecnólogos). Na pesquisa proposta, busquei compreender e analisar as motivações que levam estes professores ao exercício da docência na EPTNM, detectando em suas experiências e desafios, verbalizados em atividades e em proposta de oficinas, a construção de sua identidade docente. Para o estudo, contextualizei a implantação da proposta do Ensino Médio Integrado no campus Canoinhas. Para o estudo sobre as dimensões da EPT, procurei apoio de Moura et al, Frigotto, Ramos, Machado e Corrêa. O estudo sobre o currículo, foi realizado com base em Lopes e Gimeno Sacristán, visando compreender na concepção de integração curricular, os processos híbridos implicados para a construção de estratégias e metodologias de ensino na formação humana integral. Com relação à uma atuação mediadora do pedagogo na constituição da identidade dos professores e ao seu preparo para atuar no campus, encontrei apoio teórico em Tardif, Gauthier, Garcia, Nóvoa e Shulman, Pena e Hagemeyer. Busquei selecionar elementos para a formação continuada em serviço a ser construída no campus da pesquisa, levando em conta os interesses e necessidades do conhecimento, do ensino e da formação percebidos pelos professores no trabalho com os jovens sujeitos do Ensino Médio, com base nas visões teóricas de Costa, Giroux, Dayrell e Bhabba. Tais autores contribuem com o estudo sobre a juventude, e as novas necessidades e interesses evidenciados na fase do ensino médio. O estudo sobre a cultura escolar e da escola, foi realizado com base em Forquin e Frago. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida com base em Lüdke e André, Chizzotti, Thiollent e Abrahão e iniciou com estudo exploratório, com 20 professores atuantes no Ensino Médio Integrado de Canoinhas, em 2016, com a aplicação de questionário semiestruturado. As categorizações sistematizadas neste estudo, foram utilizadas a partir da metodologia da pesquisa que foi realizada com a programação de oficinas, visando situar a partir de atividades, discussões e trabalhos de grupo, a identidade docente no campus de Canoinhas, com a participação de 9 professores/as. As narrativas e depoimentos obtidos foram sistematizadas considerando a atuação, mobilização de conhecimentos e identidade dos professores, no EMI. Na análise, as verbalizações que emergiram das categorizações identificadas na identidade docente, as novas necessidades da formação profissional, técnica e formativa dos jovens do Ensino Médio do IFSC, como interação, diálogo e mediação entre os conhecimentos, metodologias e práticas de ensino e formação dos estudantes. Palavras-chave: Educação Profissional Técnica; Formação Docente em Serviço; Identidade e mediações na docência; Ensino Médio Integrado; Pedagogo dos Institutos Federaispt_BR
dc.description.abstractAbstract: This master thesis investigates the understandings about the teaching identity in order to construct spaces for continuous teacher training focused on Professional Education (EPTNM in portuguese), Integrated High School (EMI in portuguese), which is still in development and seems to be unstable and fragile as an area of knowledge and specific teacher training. The promulgation of Decree 5.154/04 (Brazil, 2004), which has made possible the integration between Professional Education and High School, has raised questions about knowledge, conceptions and teaching procedures necessary to the curricular process established in the Federal Institutes. As pedagogue and author of this research, I have proposed to set up the professors' action forms in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC in portuguese), campus Canoinhas, to examine the teaching identity in this institution due to the complexity of its organization, taking into account that the teachers come from different backgrounds and trajectories (graduate, bachelor and technologist), and work in the Infrastructure and Food Production axes. In the proposed research, it was sought to understand and analyze the motivations that lead those professors to the teaching in EPTNM, detecting in their experiences and challenges, which have been verbalized in activities, the elements to build their teaching identity. To the study, it was contextualized the implementation of the Integrated High School proposal in Canoinhas Campus. Concerning the study of dimensions of Professional and Technological Education (EFA in portuguese), it was based on bibliographic references from Moura et al., Frigotto, Ramos, Machado and Corrêa. The study about the curriculum was carried out based on Lopes and GimenoSacristán, in order to understand under the conception of curricular integration, the hybrid processes involved to the construction of strategies and teaching methodologies in the integral human formation. In this perspective, considering the teacher identity and the preparation of teachers and pedagogue for mediating action, it was sought theoretical support on Tardif, Gauthier, Garcia, Nóvoa and Shulman, Pena and Hagemeyer. The aim was to select elements to the continuous education in service, which will be built on the research campus, taking into account the interests and needs of knowledge, teaching and training perceived by teachers in the working with the youngs in the High School, and based on the theoretical visions of Costa, Giroux, Dayrell and Bhabba, who have contributed to the study on youth and the new needs and interests evidenced in the High School phase. Regarding the school culture and the school, it was sought the theoretical support from Forquin and Frago. The qualitative research has been developed based on Lüdke and André, Chizzotti, Thiollent and Abrahão and it started with an exploratory study counting on 20 teachers working in the Integrated High School of Canoinhas, in 2016, with the application of a semi-structured questionnaire. The categorizations systematized in this study were used for the proposed research as workshops. The research methodology - training, coordinated and mediated by the pedagogue author of this research, has been carried out as workshops, focused on activities, discussions and group work, which pointed out the teaching identity of Canoinhas campus, and counting on the participation of 9 teachers. The narratives and statements obtained were systematized considering the performance, knowledge mobilization and teachers' identity in EMI, in light of the selected authors for this study. The analyzes of the verbalizations that emerged from the categorizations were considered as guides to the process of teacher training, aiming at teaching identity, interaction, dialogue and mediation along knowledge, methodologies and new needs of professional, technical and formative contemporary citizenship of the IFSC Integrated High School students. Keywords: Professional Technical Education; Integrated High School; Teacher Training in Service; Identity and mediations in teaching; Pedagogue of Federal Institutespt_BR
dc.format.extent142 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino tecnicopt_BR
dc.titleA construção da identidade docente na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Canoinhaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples