Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavichiolli, Fernando Renatopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Isabelle Plociniak, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-26T18:44:50Z
dc.date.available2018-11-26T18:44:50Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58127
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiollipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 19/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.122-133pt_BR
dc.description.abstractResumo: Os Jogos Escolares do Paraná são um evento esportivo competitivo, de esporte escolar, realizado pelo Governo do Paraná e fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado. O evento ocorre desde 1953 e, no decorrer de sua história, esses jogos foram reformulados. Dessa forma, aumentando o número de alunos participantes, porém quando visualizados os dados da fase final da competição, é nítida a predominância de algumas equipes no ranking nos últimos 5 anos. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que levaram determinadas escolas públicas ao êxito nos Jogos Escolares do Paraná, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2016, nas modalidades de atletismo e natação - de acordo com a perspectiva de professores das respectivas escolas. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, dividida em duas fases. A primeira fase é uma pesquisa exploratória com averiguação documental, possuindo como passos: (a) descrição das Leis que regem o esporte no Brasil e no Estado do Paraná; (b) recortes jornalísticos do Jornal Gazeta do Povo e Jornal do Colégio Estadual do Paraná; (c) catalogação de 7.901 dados de instituições presentes na fase final das categorias A e B dos Jogos Escolares do Paraná, dados esses obtidos no site dos Jogos Escolares do Paraná. A segunda fase trata-se da pesquisa de campo e, para isso, foram utilizadas - como instrumento - entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados os professores responsáveis pela modalidade esportiva nas instituições de ensino que tiveram o maior número de atleta e perenidade nesses números nos últimos 5 anos. Assim, totalizando 5 entrevistas (3 professores de atletismo e 2 professores de natação) em 4 cidades diferentes, sendo elas: Curitiba, Campo Mourão, Toledo e Medianeira. Para a interpretação dos dados, as entrevistas foram categorizadas utilizando o método de Bardin e analisadas a partir de conceitos do sociólogo Norbert Elias - sendo eles: habitus, poder, configuração e interdependência. A partir dos resultados dessa pesquisa, foi possível listar fatores que levaram as escolas ao êxito na competição, sendo esses: incentivo do governo, qualidade da infraestrutura, profissional capacitado, relação esporte e escola, formação do atleta e, por último, mercantilização e espetacularização do esporte. Palavras-chave: Esporte escolar; Esporte; Jogos Escolares do Paraná; Sociologia do Esporte.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The School Games of Paraná is a competitive school sports event carried out by the state government of the Brazilian state of Paraná, which is part of the Official Games of this states agenda. This event has been taking place regularly since 1953 and, in the course of its history, the games have been reformulated, what ends up increasing, as a consequence, the number of participating students. However, when analysing data from the final stages of this competition, the predominance of certain teams on the top positions of the ranking can be clearly observed. Thus, the present study aimed to investigate the factors that led certain public schools to succeed in the School Games of Paraná in the period between 2012 and 2016 in the Athletics and Swimming modalities, according the perspective of the teachers of the respective schools. In methodological terms, this is a qualitative-quantitative research divided into two phases. The first phase is an exploratory research with documental investigation featuring the following steps: (a) description of the Laws that regulate Sports in Brazil and in the State of Paraná; (b) clippings from the Gazeta do Povo and Jornal do Colégio Estadual do Paraná newspapers; (c) indexation of data from 7,901 institutions that were present in the final phases of the A and B categories of the School Games of Paraná, data that was obtained on the website of the School Games of Paraná. The second phase consists of field research and, to this end, semi-structured interviews were used as the chosen instrument. Teachers responsible for the respective sports modality were interviewed in each of the educational institutions that had the greatest number of athletes and continuity in these numbers in the last 5 years. Therefore, there was a total of 5 interviews (3 Athletics teachers and 2 Swimming teachers) in 4 different cities: Curitiba, Campo Mourão, Toledo and Medianeira. For the interpretation of the data, the interviews were categorized using the Bardin method and analyzed taking into account the concepts of the sociologist Norbert Elias (habitus, power, configuration and interdependency). From the results of this research, it was possible to list factors that led the schools to succeed in the competition, such as: government incentive, quality of infrastructure, trained professionals, sports/school relationship, athlete training and, finally, mercantilization and spectacularization of sports. Key-words: School Sports; Sports; School Games of Paraná; Sociology of Sport.pt_BR
dc.format.extent140 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.titleFatores determinantes para o êxito nos Jogos Escolares do Paraná a partir da perspectiva dos professores : o caso da natação e do atletismopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples