Show simple item record

dc.contributor.authorTeixeira Neto, Oscar Marcelinopt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Claudia Mara Scudelari dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T15:37:11Z
dc.date.available2019-05-18T15:37:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58027
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Claudia Mara Scuderali de Macedopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/04/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: [p. 81-86]pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Sistemas de informaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O projeto tem como objetivo avaliar as diretrizes desenvolvidas por Macedo (2010) na construção de ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem virtuais acessíveis, com base em amostra possível de ser inserida em ambiente virtual de aprendizagem. A proposta baseou-se em pesquisa de natureza aplicada, abordando o problema de forma qualitativa e exploratória e desconsiderando aspectos quantitativos. Para tanto, utilizou publicações em livros, periódicos impressos e digitais, além de documentos de organizações internacionais para criação de guias, normas e recomendações de criação de conteúdo para web. A avaliação aconteceu mediante os resultados de testes com estudantes que se declararam com baixa visão, tendo a metodologia de pesquisa respeitado as seguintes etapas: revisão bibliográfica da literatura, que fez o levantamento dos estudos existentes e em andamento sobre ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem acessíveis; construção de ilustrações estáticas distintas em perspectiva, com três níveis de contraste (tons de cinza, cor e preto e branco), a fim de definir parâmetros de alto contraste; ajuste das possíveis considerações e aplicação das ilustrações estáticas a quatro estudantes com baixa visão, ingressantes na universidade e atuantes no IPC; ajuste e proposição de recomendações para construção de ilustrações mais acessíveis. Concluiu-se que as diretrizes avaliadas são eficientes, porém podem ser aprimoradas com a especificação dos fatores de utilização de contrastes na criação de ilustrações. Palavras-chave: Ilustração estática. Objeto de aprendizagem. Acessibilidade. Alto contraste.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The project aims to evaluate the guidelines developed by Macedo (2010) in the construction of static illustrations in high contrast in accessible virtual learning objects, based on possible sample to be inserted in a virtual learning environment. This proposal is based on applied research, qualitative and exploratory and disregards quantitative aspects, therefore, publications in books, print and digital periodicals, and documents of international organizations for creating guides, standards and web content creation for recommendations. The evaluation takes place by the results of tests with students who reported low vision. The research methodology has the following steps: literature review, which verifies that existing studies and ongoing over static graphics in high contrast in accessible learning objects; Construction of different static graphics in perspective, with three levels of contrast (gray tone, color and black and white) in order to set high contrast parameters; adjustment for possible consideration and application of static illustrations to four students with low vision that freshmen at the University and active in Paranaense Institute of Blind People; setting and propose recommendations for building more accessible illustrations. It follows that the evaluated guidelines are effective but can be improved by specifying the use of contrasts factors in creating graphics. Keywords: Static illustration. Learning object. Accessibility. High contrast.pt_BR
dc.format.extent[90] p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProcessamento de imagens - Tecnicas digitaispt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.titleAnálise de acessibilidade de ilustrações estáticas em objetos de aprendizagem adequados às diretrizes de Macedo (2010)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record