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dc.contributor.advisorPacheco, Carlos Alberto Cortezpt_BR
dc.contributor.otherPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.creatorTuretti, Ariolypt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T14:34:07Z
dc.date.available2023-07-27T14:34:07Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57847
dc.descriptionOrientador: Blenio Cesar Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Propõe-se a monografia a subsidiar novas decisões governamentais, no tocante a gestão pública estratégica de investimentos. Do ponto de vista tributário, situar, sob a óptica da arrecadação de ICMS, o que representa a indústria de automóveis no setor metal-mecânico, no contexto industrial geral e dentro da economia do Estado. Demonstrar as vantagens e desvantagens da implantação do pólo automotivo no Estado do Paraná, avaliando os reflexos no desenvolvimento econômico e no incremento da arrecadação de ICMS. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e documental, pautada em dados obtidos através de Institutos de Pesquisa e SEFA (Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná), no período de 1995 à 2002. Observa-se que da análise de visões favoráveis, desfavoráveis, conflitos e concordâncias, proporcionadas por estudiosos, entidades governamentais, políticos e críticos a respeito dos investimentos direcionados para o pólo automotivo, chegamos a algumas considerações. Avalia-se que em termos de criação de postos de trabalho, os investimentos foram significativos e onerosos para o Estado, estimados em R$ 400.000,00 por vaga criada, havendo reflexos econômicos localizados. O custo fiscal destes investimentos foram elevados, e poderiam, quem sabe, ter sido disponibilizados para outros setores da economia, gerando mais postos de trabalho a custos inferiores. O ideal seria tratar com isonomia tributária todos os setores da economia, dessa maneira, não haveria a injustiça de se investir montantes significativos em organizações externas em detrimento das empresas internas. Por outro lado, considera-se que de maneira geral, os investimentos foram positivos, pois trouxeram benefícios a economia; entretanto, a médio e longo prazo é que poderemos analisar com maior grau de precisão e confiabilidade, visto que, a maior parte do montante de ICMS gerado pelo pólo automotivo, ainda não entrou para os cofres do Estado, provavelmente, quando esta "poupança" estiver disponibilizada, deverá incrementar a economia e propiciar novos investimentos no Estado do Paranápt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectImposto sobre circulação de mercadorias e serviçospt_BR
dc.titleA alavancagem da economia paranaense face ao incremento da arrecadação do imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços gerados pelas indústrias de automóveispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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