Disciplinas de aprendizagem organizacional : uma contribuição para promover sinergia e comprometimento nas equipes de projetos
Resumo
Resumo: Esta monografia aborda a aplicabilidade das disciplinas pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, criação de visões compartilhadas e aprendizagem em equipe- as disciplinas de aprendizagem organizacional propostas por SENGE (1990) - no ambiente de projetos. O método adotado é a investigação exploratória, onde a finalidade é tentar identificar hipóteses para estudos mais aprofundados a serem desenvolvidos no futuro. A pesquisa envolveu profissionais com formação e experiência em projetos e que, na maioria, possuem experiência em gerenciamento de projetos. Os dados toram obtidos através de um questionário e agrupados em três categorias: deficiências de aprendizagem organizacional nas equipes pesquisadas, a prática das disciplinas de aprendizagem organizacional por essas equipes e a aplicabilidade dessas disciplinas no contexto de projetos. Os resultados indicam a presença de deficiências de aprendizagem e a prática considerável dessas disciplinas. O resultado mais evidente, entretanto, foi o elevado grau de concordância com o potencial para a aplicação dessas disciplinas no contexto de projetos