Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados?
Data
2018-09-28Autor
SALUM, ALINE SOUZA
CAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO
RADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS
SEBBEN, ISADORA CAROLINE
MARIANO, ANDRÉ BELLIN
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. Os dados encontrados na literatura e as discussões deste tema realizadas na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia (PIPE) são apresentados na forma de Recursos Educacionais Abertos depositados no repositório da Universidade Federal do Paraná.
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