dc.contributor.advisor | Tschirner, Erwin | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmidt, Susanne Lisa | pt_BR |
dc.contributor.other | Bohunovsky, Ruth, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T19:24:02Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T19:24:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57481 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Erwin Tschirner | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Profª. Drª. Ruth Bohunovsky | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 22/02/2017 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos linguísticos, Linha de Pesquisa: Alemão como Língua Estrangeira | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho toma como ponto de partida a premissa de que falantes nativos e não-nativos adquirem a língua, ou seja, um conhecimento implícito das estruturas gramaticais enquanto gravam chunks - sequências de palavras que formam uma unidade semântica e são armazenadas de forma holística. Esta perspectiva rompe com teorias precedentes na medida em que expressões não são mais classificadas entre regulares e irregulares mas podem ser organizadas ao longo de um continuum léxico-sintático de mais ou menos abstratas, abandonando a separação do léxico e da sintaxe. À luz dessas reflexões e de suas implicações para o ensino de línguas estrangeiras, a análise tem por objetivo a extração e avaliação de chunks frequentes num corpus contendo produções nativas e não-nativas em alemão. Além disso, o trabalho investiga em que aspectos o uso dos chunks nativos e não-nativos diverge. Uma avaliação dos resultados é apresentada. Palavras-chave: Chunks; Psicolingüística; Lingüística de corpus; Frequência; Ensino de línguas estrangeiras. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Usage-based theories of language hold that native and non-native speakers acquire the language, that is an inventory of constructions - conventionalized form-meaning mappings - by memorizing chunks - formulaic sequences that form a semantic unit and are stored holistically. This approach breaks with previous theories of language insofar as expressions are no longer classified as regular or irregular but can be arranged on a syntax-lexicon continuum ranging from the lexically-specific to the fully abstract; thus dismissing the separation of what has been traditionally designated as lexicon and grammar. Considering these findings and their implications for language instruction, the aim of this study is to identify, analyze and compare frequent native and non-native chunks in a learner corpus of German. Findings of the study as well as implications for future work will be discussed. Keywords: Chunks; Psycholinguistics; Corpus data; Frequency; Language instruction. | pt_BR |
dc.format.extent | 68, [56] f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Alemão | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Psicolinguistica | pt_BR |
dc.subject | Língua alemã - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Chunks für DaF : eine lernerkorpusanalyse zur identifikation und klassifizierung von chunks für DaF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |