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dc.contributor.advisorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorSantos, Nadia Rafaela dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T19:17:47Z
dc.date.available2023-12-15T19:17:47Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57462
dc.descriptionOrientador : Profa Dra Sandramara S. Kusano de Paula Soarespt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os materiais didáticos devem ser ferramentas inovadoras, dinâmicas que favorecem o processo de ensino aprendizagem ao passo que estimulem a autonomia e a reflexão na formação de profissionais dentro dos cursos de graduação. No curso de graduação em nutrição, diversas disciplinas contemplam atividades práticas de atendimento nutricional, que devido às saturadas cargas horárias, não conseguem preparar o aluno para vivenciar esses momentos. Desta forma, os materiais educacionais, tanto impressos quanto em meio digital, podem oportunizar a articulação do conhecimento construído, com possibilidades reais de aplicação prática por meio de guias que explorem conteúdos importantes. Objetivo: Desenvolver uma proposta de material educacional dirigido à aula prática de nutrição materno infantil e analisa-lo segundo referenciais de qualidade da Educação superior à Distância (EaD). Materiais e métodos: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa aplicada, que seguindo critérios para desenvolvimento de material didático na EaD, foi elaborado o material educacional denominado "Nutrição Infantil: Guia para atendimento ambulatorial", utilizando o editor de texto (Microsoft Word) e disponibilizado em arquivo PDF para ser acessado do ambiente virtual Dropbox. Por fim, o guia desenvolvido foi avaliado de acordo com instrumento para análise do material didático segundo os referenciais EaD. Resultados: O desenvolvimento do material proposto foi concebido conforme o planejamento, sendo estruturado da seguinte forma: 1. Apresentação; 2. Orientação ao acadêmico; 3. Atendimento Clínico; 3.1. Anamnese; 3.2 Avaliação do consumo alimentar; 3.3 Avaliação antropométrica; 3.4. Diagnóstico Nutricional; 3.5. Orientação Nutricional; 4. Comunicação em saúde; 5. Nutrição infantil e ética; 6. Referencias. Em sua avaliação atendeu a todos os 16 critérios propostos. Conclusão: Acredita-se enfim, que este trabalho possa contribuir para o andamento de aulas práticas no contexto da nutrição materno infantil e suscitar aos professores dos diversos cursos de graduação a produzirem materiais científicos educacionais que possam contribuir para a formação de seus alunos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCrianças - Nutriçãopt_BR
dc.subjectLaboratorios - Manuais, guias, etc.pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.titleNutrição infantil : guia para atendimento ambulatorial : uma proposta de material didático baseado em referenciais da EaDpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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