Nutrição infantil : guia para atendimento ambulatorial : uma proposta de material didático baseado em referenciais da EaD
Resumo
Resumo : Os materiais didáticos devem ser ferramentas inovadoras, dinâmicas que favorecem o processo de ensino aprendizagem ao passo que estimulem a autonomia e a reflexão na formação de profissionais dentro dos cursos de graduação. No curso de graduação em nutrição, diversas disciplinas contemplam atividades práticas de atendimento nutricional, que devido às saturadas cargas horárias, não conseguem preparar o aluno para vivenciar esses momentos. Desta forma, os materiais educacionais, tanto impressos quanto em meio digital, podem oportunizar a articulação do conhecimento construído, com possibilidades reais de aplicação prática por meio de guias que explorem conteúdos importantes. Objetivo: Desenvolver uma proposta de material educacional dirigido à aula prática de nutrição materno infantil e analisa-lo segundo referenciais de qualidade da Educação superior à Distância (EaD). Materiais e métodos: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa aplicada, que seguindo critérios para desenvolvimento de material didático na EaD, foi elaborado o material educacional denominado "Nutrição Infantil: Guia para atendimento ambulatorial", utilizando o editor de texto (Microsoft Word) e disponibilizado em arquivo PDF para ser acessado do ambiente virtual Dropbox. Por fim, o guia desenvolvido foi avaliado de acordo com instrumento para análise do material didático segundo os referenciais EaD. Resultados: O desenvolvimento do material proposto foi concebido conforme o planejamento, sendo estruturado da seguinte forma: 1. Apresentação; 2. Orientação ao acadêmico; 3. Atendimento Clínico; 3.1. Anamnese; 3.2 Avaliação do consumo alimentar; 3.3 Avaliação antropométrica; 3.4. Diagnóstico Nutricional; 3.5. Orientação Nutricional; 4. Comunicação em saúde; 5. Nutrição infantil e ética; 6. Referencias. Em sua avaliação atendeu a todos os 16 critérios propostos. Conclusão: Acredita-se enfim, que este trabalho possa contribuir para o andamento de aulas práticas no contexto da nutrição materno infantil e suscitar aos professores dos diversos cursos de graduação a produzirem materiais científicos educacionais que possam contribuir para a formação de seus alunos.
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- Ensino médico [21]