Nutrição infantil : guia para atendimento ambulatorial : uma proposta de material didático baseado em referenciais da EaD
Date
2018Author
Santos, Nadia Rafaela dos, 1990-
Metadata
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Os materiais didáticos devem ser ferramentas inovadoras, dinâmicas que
favorecem o processo de ensino aprendizagem ao passo que estimulem a
autonomia e a reflexão na formação de profissionais dentro dos cursos de
graduação. No curso de graduação em nutrição, diversas disciplinas
contemplam atividades práticas de atendimento nutricional, que devido às
saturadas cargas horárias, não conseguem preparar o aluno para vivenciar
esses momentos. Desta forma, os materiais educacionais, tanto impressos
quanto em meio digital, podem oportunizar a articulação do conhecimento
construído, com possibilidades reais de aplicação prática por meio de guias
que explorem conteúdos importantes. Objetivo: Desenvolver uma proposta de material educacional dirigido à aula prática de nutrição materno infantil e analisa-lo segundo referenciais de qualidade da Educação superior à Distância (EaD). Materiais e métodos: Este trabalho constitui-se de uma pesquisa aplicada, que seguindo critérios para desenvolvimento de material didático na EaD, foi elaborado o material educacional denominado "Nutrição Infantil: Guia para atendimento ambulatorial", utilizando o editor de texto (Microsoft Word) e
disponibilizado em arquivo PDF para ser acessado do ambiente virtual Dropbox. Por fim, o guia desenvolvido foi avaliado de acordo com instrumento para análise do material didático segundo os referenciais EaD. Resultados: O desenvolvimento do material proposto foi concebido conforme o planejamento, sendo estruturado da seguinte forma: 1. Apresentação; 2. Orientação ao acadêmico; 3. Atendimento Clínico; 3.1. Anamnese; 3.2 Avaliação do
consumo alimentar; 3.3 Avaliação antropométrica; 3.4. Diagnóstico Nutricional; 3.5. Orientação Nutricional; 4. Comunicação em saúde; 5. Nutrição infantil e ética; 6. Referencias. Em sua avaliação atendeu a todos os 16 critérios propostos. Conclusão: Acredita-se enfim, que este trabalho possa contribuir para o andamento de aulas práticas no contexto da nutrição materno infantil e suscitar aos professores dos diversos cursos de graduação a produzirem materiais científicos educacionais que possam contribuir para a formação de
seus alunos
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