dc.contributor.advisor | Mello, Glauco Reggiani | pt_BR |
dc.contributor.author | Stieven Filho, Edmar, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T18:44:26Z | |
dc.date.available | 2022-08-25T18:44:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57454 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Glauco Henrique Reggiani Mello | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica sobre a relação do uso do videogame e o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. Material e Método: Foi utilizado a base de dados da MEDLINE e Scielo para pesquisa. Após a leitura completa dos artigos, alguns outros artigos foram buscados pelas referências. Resultados: Na revisão foram encontrados 919 artigos compatíveis com a estratégia de busca. Após a leitura do resumo foram selecionados 34 artigos que tinham alguma relação com videogame e performance em cirurgia. Considerações: A relação do uso do videogame e o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas tem evidências científicas muito pobres. O uso dos jogos eletrônicos, como aquecimento, para melhorar a eficiência em cirurgia, é mais claro na literatura. Algum tipo de processo de aquecimento pode ser realizado pelo cirurgião, antes da primeira cirurgia, para melhora do desempenho. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação medica | pt_BR |
dc.subject | Telecomunicações na medicina | pt_BR |
dc.title | O videogame e a performance em cirurgia por vídeo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |