Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWojciechowski, Jaime, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorPurim, Katia Sheylla Malta, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-03T18:37:34Z
dc.date.available2021-08-03T18:37:34Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57450
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Jaime Wojciechowskipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Modalidades de aprendizagem virtual estão em expansão nas áreas de saúde e sua combinação com métodos convencionais de educação médica pode agregar conhecimentos e habilidades aos futuros profissionais. O uso do portal universitário propicia o acesso a vários tipos de materiais e recursos didáticos, no qual os estudantes podem ser guiados a encontrar respostas no âmbito educacional, ampliando assim, seu desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social e cultural, tanto no papel de profissional em formação como no de cidadão emancipado. A importância desta investigação na área de educação à distância aplicada a modalidade presencial, contribui para analisar e refletir, por meio de pesquisa descritiva e de natureza exploratória, o acesso e uso do portal pelos estudantes de medicina da Universidade Positivo.A revisão da literatura aborda as necessidades informacionais e o uso de base de dados na medicina, identifica e descreve o portal universitário, caracteriza o ambiente da pesquisa e os usuários. O objetivo do estudo é avaliar o perfil de acesso e uso do portal na disciplina de Dermatologia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado com questões fechadas aplicado à população estudada. Os resultados obtidos mostraram comunidade discente jovem, com bom domínio da Língua Inglesa, como também das habilidades digitais. O local de acesso preferencial do portal foi a internet domiciliar e por meio de dispositivos móveis. As vantagens destacadas pelos alunos foram obtenção do conteúdo das aulas, recursos didáticos oferecidos e disponibilidade permanente. As dificuldades residiram em disponibilidade de rede no hospital-escola, aspectos técnicos e operacionais.O portal atendeu as demandas informacionais dos estudantes de medicina. Concluiu-se queo portal universitário é um recurso que pode ser potencializado para uma melhor aplicação na disciplina de Dermatologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Virtual learning modalities are expanding in the areas of health and its combination with conventional methods of medical education can add knowledge and skills to future professionals. The use of the university portal provides access to various types of materials and teaching resources where students can be guided to an answer to their quest educational and scientific, technological, economic, social and cultural as Trainees and emancipated citizen. The importance of this research in the area of distance education applied to face modality contributes to analyze and reflect, through descriptive and exploratory in nature, access and use of the portal by medical students at the University Positive (UP). The literature review addresses the information needs and use of the database in medicine, identifies and describes the university portal, featuring the research environment and users. The objective of the study is to evaluate the profile of access and use the portal in the discipline of dermatology. This is a quantitative research, which uses as an instrument of data collection a questionnaire prepared with closed questions applied to the population studied. Results showed young student community, with good command of English, as well as the digital skills. The local preferential access portal was home internet and through mobile devices. The advantages highlighted by the students were getting the content of the classes, and teaching resources offered permanent availability. The difficulty resided in network availability in the hospital school, technical and operational aspects. The portal attended the informational demands of medical students. It was concluded that the university portal is a resource that can be leveraged for better implementation in the Dermatology.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (32 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCursos de capacitaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectDermatologia - Educaçãopt_BR
dc.titleUso do portal universitário na disciplina de Dermatologiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples