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dc.contributor.advisorJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorBruz, Iara Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-10T11:12:01Z
dc.date.available2023-11-10T11:12:01Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57360
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.183-188pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação de professores é constituída de uma gama de elementos que vão desde a formação básica, construindo a história de cada professor e passando pela unicidade de cada ambiente de trabalho. Existem tantos detalhes na formação de professores, que não é possível considerar todos de uma só vez. Logo, o ser professor é uma construção sempre em andamento, tanto para professores em pré-serviço quanto de carreira. O pós-método (KUMARAVADIVELU, 2003; 2012) considera ensino e aprendizagem como atividades complexas, que envolvem diferentes aspectos inter-relacionados, tais como: conteúdos, contextos únicos das salas de aula e relação aluno-professor. No entanto, quando o assunto é ensino de língua inglesa, mais um aspecto pode ser acrescentado à lista: o papel dessa língua no mundo. Dessa forma, esta pesquisa, caracterizada como qualitativa de cunho etnográfico, tem por objetivo verificar a influência de diferentes formas de contato (com outros professores, alunos, com diferentes práticas e consigo mesmos) durante o período de estágio de professores em formação num contexto transnacional. Para tanto, a pesquisadora acompanhou, em Cuba, um grupo de formação inicial de professores, vinculado a uma instituição canadense, que se preparava para obter um certificado de professores de Inglês como Língua Internacional. Com base nos dados gerados a partir de observações, entrevistas, análise de material de apoio de disciplinas e de anotações do diário de bordo da pesquisadora, foi possível analisar as diferentes trajetórias de cada um dos integrantes do grupo, que, mesmo tendo se preparado da mesma maneira para o estágio, o fez de forma única. Neste trabalho foram incluídas as leituras que esses professores fizeram em período de preparação para o estágio sobre as perspectivas globalizantes (KUMARAVADIVELU, 2012a; 2006; 2003a; 2003b; 2001), sobre observações. As discussões aqui propostas passam pela questão da concepção de língua sob uma perspectiva pós-moderna (KUMARAVADIVELU, 2012a; USHER; EDWARDS, 2003). Na análise, emergem os questionamentos e dificuldades que aparecem nos dados relacionados à construção da identidade daqueles professores, assim como a relação entre teoria e prática durante a preparação e o estágio em Cuba. Naquele período, as práticas dos professores cubanos, que eram baseadas na Abordagem Comunicativa (OLIVEIRA, 2014; HARMER, 2007; SILVEIRA, 1999; RICHARDS; RODGERS, 1994) e na pedagogia da ternura (SMITH, 2012; TURNER MARTÍ; PITA CESPEDES, 2001), foram relevantes para o percurso desta pesquisa, assim como o papel do construto do falante nativo (WINDLE, 2017; PENNYCOOK, 2007; RAJADURAI, 2007; LEUNG, 2005; RAJAGOPALAN, 2004) é relevante para a análise, pois foi tema constante nas discussões durante todo o processo e, de acordo com as conclusões obtidas a partir desta pesquisa, está diretamente relacionado ao ensino-aprendizagem da língua inglesa no mundo. Palavras-chave: Formação de professores. Inglês como Língua Internacional. Pós-método. Identidade de professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teacher education is constituted by a range of elements, which go since basic education, building the story of each teacher, passing through the uniqueness of every work environment. There are so many details in teacher education, it is impossible to consider all of them at once. Therefore, being a teacher is an ongoing construction, both for pre-service teachers and career teachers. The post-method (KUMARAVADIVELU, 2003; 2012a) considers teaching and learning as complex activities that include different inter-related aspects, such as contents, classroom unique contexts, and student-teacher relationship. This way, this qualitative research of ethnographic character aims at verifying the influence of different ways of contacts (with other teachers, students, different practices and with oneself) during the period of practicum of teachers in formation in a transnational context. To this end, the researcher followed in Cuba, a group of teachers in initial education linked to a Canadian institution, they were getting prepared to obtain a certificated of teachers of English as an International Language. Based on data generated from observations, interviews, analyses of support material from the courses, and notes from the researcher's field diary, it was possible to analyses the different trajectories of the members of the group. Even though, they had gone through the same preparatory course to the practicum, they had done so in unique ways. In this work, it was included the readings these teachers had done in the period of preparation to the practicum about globalizing perspectives (KUMARAVADIVELU, 2012a; 2006; 2003a; 2003b; 2001), about observations. The discussions proposed here deal with the issue of the concept of language under a post-modern perspective (KUMARAVADIVELU, 2012a; USHER; EDWARDS, 2003). In the analyses, the questions and difficulties from the data are brought out related to the identity construction of those teachers, the same way, the relation between theory and practice during the preparation and practicum in Cuba. In that period, Cuban teachers' practices, which were based on the Communicative Approach (OLIVEIRA, 2014; HARMER, 2007; SILVEIRA, 1999; RICHARDS; RODGERS, 1994) and on the pedagogy of tenderness (SMITH, 2012; TURNER MARTÍ; PITA CESPEDES, 2001), were relevant to this research, as well as the native speaker construct role (WINDLE, 2017; PENNYCOOK, 2007; RAJADURAI, 2007; LEUNG, 2005; RAJAGOPALAN, 2004) is relevant to the analyses, because it was a constant theme in the discussions over the process, and, according to the conclusions obtained from this research, it is directly related to teaching-leaning of English in the world. Key-words: Teacher education. English as an International Language. Teacher identity.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores de ingles - Formaçãopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de língua inglesa como língua internacional : uma experiência transnacionalpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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