Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Adaiane Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherDias, Lucimar Rosa, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T19:02:41Z
dc.date.available2019-09-26T19:02:41Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57343
dc.descriptionOrientadora : Lucimar Rosa Diaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções e o engajamento de professoras e educadoras de uma respectiva creche do município de Araucária no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8º inciso IX. Acreditamos ser de suma importância pesquisar como as profissionais do magistério compreendem esta proposta e a realizam no cotidiano educacional. A pesquisa se caracterizou como qualitativa utilizando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, foi necessário frequentar o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny, localizado no Município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O intuito da pesquisa foi levar às educadoras e professoras deste CMEI a incluir metodologias de promoção da igualdade étnicoracial no cotidiano. Nos resultados analisados foi possível verificar um aumento na disponibilidade das profissionais em proporcionar às crianças atividades pedagógicas que contemplem a valorização ético-racial, desta forma concluímos que o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8 inciso IX começou a ser efetivada no CMEI pesquisado.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA história e cultura afro-brasileira e africana na proposta pedagógica de uma creche. O que pensam professoras e educadoras sobre o temapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record