A história e cultura afro-brasileira e africana na proposta pedagógica de uma creche. O que pensam professoras e educadoras sobre o tema
Resumo
Resumo : Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções e o engajamento de professoras e educadoras de uma respectiva creche do município de Araucária no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8º inciso IX. Acreditamos ser de suma importância pesquisar como as profissionais do magistério compreendem esta proposta e a realizam no cotidiano educacional. A pesquisa se caracterizou como qualitativa utilizando-se dos pressupostos da pesquisa-ação. Para tanto, foi necessário frequentar o Centro Municipal de Educação Infantil Tia Fanny, localizado no Município de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O intuito da pesquisa foi levar às educadoras e professoras deste CMEI a incluir metodologias de promoção da igualdade étnicoracial no cotidiano. Nos resultados analisados foi possível verificar um aumento na disponibilidade das profissionais em proporcionar às crianças atividades pedagógicas que contemplem a valorização ético-racial, desta forma concluímos que o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, art.8 inciso IX começou a ser efetivada no CMEI pesquisado.