Proposta de melhorias no recebimento de nota fiscal de prestação de serviço eletrônica em uma indústria de painéis de madeira
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre o processo de recebimento de nota fiscal de prestação de serviço eletrônica na área de Materiais visando o lançamento fiscal e pagamento em tempo hábil sem extravio de documentos e sem ocorrências de juros e multa junto a instituições financeiras. Para tanto, buscou-se fatores chave que condicionam a melhoria continua, seja esta de caráter sistêmico ou operacional. Esta pesquisa tem natureza aplicada possuindo uma abordagem qualitativa e optou-se por realizar entrevistas e reuniões com a participação dos atuantes no processo. O processo foi mapeado usando a ferramenta BPMN a fim de identificar possíveis problemas e as informações coletadas, serviram como base para a proposta de melhorias desenvolvidas. O redesenho proposto neste artigo apresenta uma distribuição das responsabilidades das áreas envolvidas no processo bem como simplifica o processo visando garantir que o lançamento fiscal e pagamento das faturas ocorra de forma eficaz. RESUMO : This paper presents a case study on the process of receiving digital version of invoices at the Materials Department, aiming to send the tax declaration in a timely manner, avoiding loss of documents or issues with financial institutions. Therefore, we searched for key factors that assure the continuous improvement, both systemic and operational. It is an applied research with a qualitative approach, including interviews with those involved in the process. The entire process was mapped using the BPMN tool to identify possible problems, and the information collected was used to suggest improvements. The redesign proposed in this paper presents a distribution of the responsibilities of the areas involved as well as the simplification of the process to ensure that the tax declaration, and invoice payment occur effectively.