Comercialização de pescado no litoral paranaense : análise descritiva no mercado de Oreochromis niloticus, Rachycentron canadus e Centropomusundecimalis
Resumo
O litoral do Paraná apresenta um forte turismo sazonal nos meses de verão e sua população local se caracteriza por uma comunidade de pescadores artesanais espalhados pela costa entre as baias de Guaratuba e Paranaguá. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil das peixarias do litoral do estado do Paraná assim como o potencial de comercialização de espécies possíveis de serem cultivadas na região. Os dados foram obtidos por meio de
abordagens diretas através de questionários semi-elaborados aplicados em visitas de campo. No total foram entrevistados 21 pontos comerciais no período de julho a agosto de 2013. Nos questionários foram analisadas variáveis que indicam o perfil e os hábitos de comercialização dos estabelecimentos, as características e atributos desejáveis no pescado, tendo em vista determinar quais os prováveis fatores que afetam a decisão de compra do pescado na Região.De acordo com os resultados, as peixarias estão em atividade no mercado por aproximadamente 15 anos, sendo a maioria de pequeno porte, administrada por membros da família sem a contratação de pessoal fixo. O 52,4% dos entrevistados comentaram que não priorizam a origem do pescado desde que tenha qualidade e seja competitivo no preço. Um exemplo dos peixes destacados na pesquisa foi o robalo, em função da oferta e da pescaria
esportiva da região. Os resultados indicam que existe espaço para a comercialização de peixes oriundos da aquicultura e que sua falta em parte se deve a problemas de fornecimento.