Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoethe, Paulo Astor, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Fabrício César de, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2018-10-04T19:46:48Z
dc.date.available2018-10-04T19:46:48Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57104
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Astor Soethept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 04/07/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.308-314pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese centra-se em investigações e análises referentes a questões relacionadas ao espaço enquanto categoria literária, abordando-o em várias de suas acepções e em diálogo com outras áreas do conhecimento. Partindo-se da perspectiva relacional do espaço, que aborda sua configuração com base nas relações entre seus elementos constituintes, são problematizados diversos aspectos do espaço literário dos textos de João Guimarães Rosa, com ênfase na obra Corpo de Baile (1956), corpus do trabalho em questão. Para o estudo analítico da literatura rosiana, além do instrumental teórico pautado em considerações críticas de estudiosos do assunto, também são utilizados documentos originais do escritor, como suas cadernetas de viagens, bem como entrevistas colhidas in loco em viagens de pesquisa realizadas pelo sertão mineiro. A abordagem do conceito de espaço pelo viés dos estudos literários revela-se interessante tanto para o campo artístico, com base em questões estéticas, quanto para discussões acerca de processos sociais que, problematizados na estrutura interna da obra, suscitam a reflexão e o entendimento de dinâmicas sociais externas ao texto. Dessa maneira, as análises focadas em questões relacionadas ao conceito de espaço literário atrelam-se às relações entre literatura e sociedade. Assim sendo, primeiramente o trabalho explana como as interações entre o escritor mineiro e o espaço sertanejo atuaram como estímulos e proporcionaram matéria-prima para a composição de seus textos literários, possibilitando certa investigação de alguns passos do processo criativo do escritor. Em seguida, discutem-se como as interações estabelecidas entre as personagens e os espaços são responsáveis por suas constituições de identidade, assim como o modo que os desenvolvimentos das ações narrativas configuram-se devido à dinâmica social decorrente da constituição dos espaços com os quais os personagens interagem. Além disso, analisa-se o modo como a composição estético-formal dos textos rosianos trabalha com as representações dos elementos constituintes do espaço sertanejo e de suas dinâmicas sociais e culturais, as quais, articuladas com as caracterizações e tensões íntimas dos personagens, bem como com o desenvolvimento das ações narrativas, atuam como constituintes da estrutura de seus textos, aspecto fundamental para a criação dos efeitos estéticos de sua obra. Também são analisadas as importantes movimentações espaciais empreendidas pelos personagens que, tanto dentro das estórias quanto em seus deslocamentos de uma estória para outra, conferem coesão e unidade à obra Corpo de Baile, constituída por uma complexa arquitetura literária. Por fim, problematiza-se como o a literatura rosiana, tal qual o movimento de um pêndulo, tendo como referencial e estímulos para sua composição algumas interações do escritor com o sertão mineiro, irá reverberar neste espaço, configurando-se como geradora de um forte potencial impulsionador para o desenvolvimento de iniciativas de fomento a transformações na dinâmica sociocultural de uma das regiões que atuou de modo decisivo para sua composição. Desta maneira, salienta-se como o espaço literário na obra de Guimarães Rosa funciona como elemento articulador de diversas unidades formais e semânticas do texto literário, possuindo importância capital em sua produção artística. Palavras-chave: Guimarães Rosa; Corpo de Baile; espaço literário; sertão mineiro; literatura e sociedade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis focuses on investigations and analyzes regarding issues related to space as a literary category, approaching it in several of its meanings and in dialogue with other areas of knowledge. Several aspects of the literary space of JoãoGuimarães Rosa's texts are problematized, with emphasis on his work Corpo de Baile (1956), corpus of this thesis, starting from the relational perspective of space, which approaches its configuration based on the relations between its constituent elements. Theoretical instruments based on critical considerations by expertsin the subject were used to carry out the analytical study of Rosa's literature, alongside with the writer's original documents such as his travel books, as well as interviews collected locally on research trips made throughout Minas Gerais backlands.The approach to the concept of space by the literary studies bias proves to be interesting both for the artistic field, based on aesthetic issues, and for discussions about social processes that, problematized in the internal structure of Rosa's work, lead to reflection and understanding of social dynamics external to the text. Thus, the analyzes focused on issues related to the concept of literary space are linked to the relationship between literature and society. Therefore, this paper first explores how the interactions between the Minas Gerais writer and the sertanejo(backland) space acted as stimuli and provided raw material for the composition of his literary texts, allowing the investigation of some steps of the writer's creative process. Next, we discuss how the interactions established between the characters and the spaces are responsible for their construction of identity, as well as the way that the developments of the narrative actions are configured due to the social dynamics resulting from the constitution of the spaces with which the characters interact. Moreover, we analyze how the aesthetic-formal composition of Rosa's texts works with the representations of the sertanejo spaceconstituent elements and its social and cultural dynamics. These, together with the characters' intimate tensions and characterization, as well as with the development of narrative actions, act as constituents of the deep structure of Rosa's texts, a fundamental aspect for the creation of the aesthetic effects of his work. We also analyzed the important spatial movements undertaken by the characters who, both within the stories and in their journeys from one story to another, give cohesion and unity to Corpo de Baile, constituted by a complex literary architecture. Finally, we discuss how Rosa's literature, in a pendulum-like movement, having as reference and stimuli for his composition some of his own interactions with Minas Gerais backlands, will reverberate in this space. This will generate a strong potential promoter for the development of initiatives to foster transformations in the sociocultural dynamics of one of the regions that acted decisively for its composition. In this way, we emphasize how the literary space in the works of Guimarães Rosa acts as an articulating element of several formal and semantic units of the literary text, possessing capital importance in his artistic production. Keywords: Guimarães Rosa; Corpo de Baile; literary space; Minas Gerais backlands; literature and society.pt_BR
dc.format.extent352 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura e sociedadept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt_BR
dc.titleO pacto entre Rosa e sertão : a encruzilhada do espaço com a literaturapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples