A ausência da disciplina de filosofia nos cursos técnicos : levantamento de informações sobre a importância do ensino da filosofia na educação profissional, sob a perspectiva do Curso Técnico em Qualidade da Escola Estadual Elysio Viana
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Data
2018Autor
Oliveira, Marcelo Pereira de, 1981-
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Resumo: No processo de formação dos profissionais de nível médio subsequente,
ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem das
disciplinas relacionadas às ciências humanas. Os cursos são voltados para ambiente
industrial e tecnológico e o ensino da filosofia não é contemplado nos projetos
políticos pedagógico, planos de ensino, currículos, diretrizes e manuais dos cursos
técnicos do Ministério de Educação e da Secretaria de Educação do Paraná. A
filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no currículo do ensino médio a
partir da promulgação da lei 11.684/2008. Segundo Brasil (2008, p.1) a Filosofia e a
Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio, na qual
a educação profissional faz parte. Com a promulgação do PNE - Plano Nacional de
Educação (2014) foram definidas 20 metas que determinam diretrizes, metas, ações
e estratégias para a melhoria da educação básica. Na meta 11 ficou estabelecido
que as matrículas para educação Profissional técnica, serão triplicadas na década
de 20 do século XXI, saindo de 1.775.324 em 2016 para 5.224.584 milhões de
matrículas até 2024. Diante desse cenário de ampliação das matriculas na educação
profissional, inúmeros serão os desafios para a formação de profissionais para o
mundo do trabalho com consciência e percepção de problemas filosóficos,
sociológicos e questões sociais da sua realidade. A compreensão dos cenários
políticos, econômicos, sociais do mundo do trabalho serão alguns dos desafios
educação profissional