dc.contributor.advisor | Medeiros, Rondinelly Gomes | pt_BR |
dc.contributor.author | Ricardo, Manoel Joaquim Modesto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T19:06:52Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T19:06:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56989 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, crenças e verdades absolutas pré-estabelecidas. As pessoas agem tendo em vista a expectativa gerada por padrões culturais e papeis sociais; a diversidade cultural dos sujeitos que são oriundos de vários lugares vêm crescendo a cada dia em nossas escolas. Com o ambiente precário de muitas delas, o professor necessita ser criativo em suas aulas para ganhar a atenção de seus alunos e também precisa estimular a criticidade destes, levando-os a pensar além da simples memorização ou informação, para que venham a superar um conhecimento de tipo ingênuo. Supomos, que, para que haja progresso intelectual por parte do aluno, o educador não pode apenas repetir ensinamentos, nem olhar seus alunos de cima para baixo mas sim ser responsável por criar um ambiente onde ele e os alunos aprendam uns com as experiências dos outros para pensar soluções referentes às necessidades reais por eles vivida | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (29 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |