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dc.contributor.advisorGruner, Clóvispt_BR
dc.contributor.authorBertoni, Izabella Gomes Lopes, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T18:41:27Z
dc.date.available2018-10-05T18:41:27Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56960
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clóvis Mendes Grunerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 26/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.225-238pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação de mestrado aborda a utilização de imagens artísticas como fontes para o ensino de História. Parto da ideia de que os docentes da disciplina de História usam bastante as imagens como recurso didático, porém, diversas vezes, essas imagens limitam-se a espelhar a sociedade, sem discuti-la e colocá-la de fato em debate. Diferentemente disso, nesta pesquisa, busquei trabalhar com imagens artísticas enquanto componentes e construtoras da cultura. Escolhi, como recorte temporal, o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), com destaque para os chamados "anos de chumbo", durante a vigência do AI-5 (1968-1978). A temática que direcionou tal recorte foi a resistência à ditadura por meio da produção artística visual de uma vanguarda nacional que veio a ser conhecida como "arte de guerrilha". Os objetos específicos de análise foram quatro obras produzidas pelo artista plástico Cildo Meireles: Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970); Tiradentes: Totem-Monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Cédula (1975-2013). Ademais, toda a elaboração deste trabalho foi pensada para culminar em uma abordagem didática do conteúdo programático acerca da ditadura civil-militar no Brasil, em sala de aula, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A fim de alcançar esse objetivo, propus-me, em primeiro lugar, realizar uma atividade com as turmas de 9º ano, nas quais eu lecionei esse conteúdo à luz dos resultados das pesquisas obtidas nesta dissertação. Em segundo lugar, propôs-se facultar aos alunos e alunas a produção de uma imagem que evidenciasse alguma questão do presente que gostariam de destacar. Os resultados obtidos com essa atividade demonstraram a importância do uso de imagens como fontes para o ensino de História e de propostas diversificadas na construção significativa de conhecimentos pelos/as estudantes. Palavras-chave: Ensino de história. Cultura visual, mídias e linguagens. Processos históricos recentes. Arte de guerrilha. Ditadura civil-militar. Cildo Meireles.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses the use of artistic images as material sources in the teaching of History. Its starting point is the observation that while Elementary school teachers regularly make use of images in History lessons, those are often presented as neutral representations of society, rather than as tools in support of critical reflection. As an alternative to this practice, the work presented here aimed at introducing artistic images as both products and producers of culture. Temporally, it focused on the period of the civil-military dictatorship in Brazil (1964-1985), in particular the so-called "lead years" (1968-1978), in which the state imposed severe censorship conditions on cultural production. The focus on this historical period was driven by the desire to examine the visual arts production of a national avant-guard which came to be known as "guerrilla art" as a form of political resistance. Analysis was centered on four works by the artist Cildo Meireles produced during that period, namely: Insertions in Ideological Circuits: The Coca-Cola Project (1970); Tiradentes: Totem-Monument to the Political Prisoner (1970); Insertions in Ideological Circuits: The Bank Note Project (1975); and a revisitation of Insertions in Ideological Circuits: The Bank Note Project (2013). The main goal of this work was allowing the procution of a didactical approach to be used with 9th grade students, specifically in the course of their studies about the civil-military dictatorship in Brazil. The first step towards that goal was to carry out a activity in which the dictatorship period was discussed in light of the results of the research presented in this dissertation. Following that, students were asked to produce an image which spoke to a current issue they wished to bring attention to. The results of this activity demonstrate both the importance of the use of images as material sources in the teaching of History and of the use of a diversity of approaches in service of the meaningful construction of knowledge by students. Keywords: History teaching. Visual culture, media and languages. Recent historical processes. Guerrilla art. Civil-military dictatorship. Cildo Meireles.pt_BR
dc.format.extent249 p. : il. (algumas color.), retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Aspectos politicos - Brasil - 1964-1985pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMeireles, Cildo, 1948-pt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectBrasil - Política e governo  - 1964-1985pt_BR
dc.titleArte de guerrilha e ensino de história : abordagem didática da resistência à ditadura civil-militar no Brasil a partir das obras de Cildo Meirelespt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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