Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSteil, Christiannept_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephania, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-18T13:51:16Z
dc.date.available2019-06-18T13:51:16Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56955
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Stephania Padovanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 20/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.98-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: O Governo do Paraná em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) desenvolveu uma Plataforma de Colaboração Corporativa denominada RedeParaná para ampliar a cooperação e comunicação entre os servidores públicos e órgãos do Estado. Trata-se de uma plataforma digital complexa e abrangente, tanto em funcionalidades, quanto no volume e distinção de usuários, condizente com uma pesquisa associativa nas áreas de interatividade, personalização e redes sociais corporativas. Devido sua construção ter ocorrido sob demanda apenas gerencial, sem a participação dos usuários, diversas questões acerca da experiência do usuário necessitam ser reconsideradas, pois a aderência da plataforma está abaixo do esperado, causando impactos negativos nas tratativas de implantação. Para tanto, esta pesquisa buscou averiguar a interação dos usuários com a RedeParaná, aferindo quais características de uso da plataforma são consideradas importantes. Mantendo o foco no design centrado no usuário, foram investigadas a satisfação, usabilidade e funcionalidades, assim como aprofundados temas que abordam ambientes de compartilhamento e cultura de colaboração. Atendendo ao contexto, o método proposto teve natureza aplicada, objetivo descritivo, abordagem quantitativa e qualitativa, sendo o procedimento um estudo de caso dividido em três fases: (1) diagnóstico inicial: revisão bibliográfica, levantamento dos conceitos e definições e aplicação de checklist; (2) entrevistas, survey e teste com usuários: utilização de entrevista semiestruturada com especialistas e com os participantes dos testes, ensaio de interação realizado por meio de uma pesquisa de campo, testes com usuários e questionários de satisfação/motivação; (3) estratégia de análise: triangulação dos resultados obtidos, pela análise, sínteses e discussões. Dessa forma, foi possível alcançar o objetivo desta pesquisa, definindo-se os requisitos para o redesign da RedeParaná. Palavras-chave: Rede Social Corporativa. Colaboração. Personalização.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: RedeParaná is a system for corporative collaboration developed by the Government of Paraná to supply the necessity of cooperation and communication between public employees and Paraná State agencies. This collaboration system is complex and wide, both in functionalities, and in volume and distinction of users, compatible with an associative research in areas of interactivity, customization and corporative social networks. Due to its construction having occured only based on management demand, without the participation of users, several questions about user experience need to be reconsidered, since the adherence of the platform is lower than expected, causing negative impacts in the implementation arrangements. For this purpose, this research sought to ascertain the interaction of users with RedeParaná, assessing which characteristics of the platform usage are considered important. Maintaining the focus on user centered design, the satisfaction, usability and functionalities were investigated, as well as the deepening of themes that approach sharing environments and collaboration culture. In order to reach the objective, the proposed method is characterized by its applied nature, descriptive objective, quantitative and qualitative approach, being the procedure a case study divided in 3 phases of execution: initial diagnosis; checklist, interview with experts and test with users; and finally the data analysis and proposal. As a result, it was possible to reach the aim of this research, defining the requirements to redesign RedeParaná. Keywords: Corporative Social Network. Collaboration. Personalization.pt_BR
dc.format.extent135 p. : il. (algumas color.), grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedes de comunicaçãopt_BR
dc.titleRequisitos para o redesign da RedeParaná : uma abordagem centrada no usuáriopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples