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dc.contributor.authorGutstein, Thaís Cristina, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherWeber, Lidia Natalia Dobrianskyjpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-20T12:41:06Z
dc.date.available2018-11-20T12:41:06Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56896
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lidia Natalia Dobrianskyj Weberpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.173-185pt_BR
dc.description.abstractResumo: As relações que se estabelecem na escola são fundamentais para o desenvolvimento global da criança. Esse trabalho teve como objetivo principal criar, aplicar e avaliar um programa de intervenção visando à melhoria da interação entre professores e alunos, do 3º, 4º. e 5º. Anos, do Ensino Fundamental. Para isso, também se identificou como se davam essas relações a partir do estudo de Estilos de Liderança dos professores e também do estudo da associação entre variáveis como: desempenho acadêmico, motivação escolar, qualidade da interação familiar do aluno com relações interpessoais e estresse do professor. O estudo foi realizado em uma escola pública nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em um município do interior do Paraná A metodologia utilizada foi de caráter descritivo quantitativo nas etapas de levantamento de dados, sendo mensurados pelos instrumentos IELP (Inventário de Estilos de Liderança do Professor), EAME (Escala de Motivação dos Alunos para Aprendizagem), EQIF (Escala de Qualidade na Interação Familiar) e notas de desempenho acadêmico com os alunos (n=323) e com professores (n=14) foram utilizados o ISSL (Inventário de Stress de Lipp) e QRI (Questionário de Relações Interpessoais do Professor). A partir dos dados, foi elaborado, aplicado e avaliado um programa de intervenção com dois grupos independentes, e testado com medidas repetidas em três etapas, sendo caracterizado o estudo como experimental. Foram realizadas dez sessões com o GE1 Experimental e outras dez sessões com o GE2 Experimental (inicialmente GControle). A sistematização e a análise dos dados foram feitas utilizando-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, versão 21) e as análises foram geradas por meio de medidas descritivas (média, mediana, percentil, porcentagem, desvio padrão etc.) sendo obtidas as médias dos instrumentos avaliados. Em relação aos testes estatísticos foram utilizados testes não paramétricos (correlação de Spearman e teste de Wilcoxon) do presente estudo, tendo em vista que, após a realização das análises da distribuição dos dados por meio do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, constatou-se que não seguiam a curva normal, sendo utilizadas, portanto, as estatísticas não paramétricas. Então, os resultados foram comparados com Pré, Pós e Follow-up do primeiro grupo e analisados os dados de Pré, Linha de Base 1 e Pós Teste ao GE2 Experimental (GControle). Entre outros aspectos, os Estilos de Liderança predominantes identificados na coleta inicial foram Negligente e Autoritativo; e, após o programa de intervenção com os professores, os resultados apontaram para o aumento da percepção dos alunos sobre seus professores para o Estilo Autoritativo e redução para a percepção do Estilo Negligente com poucas alterações para os Estilos Permissivo e Autoritário. Além disso, houve redução significativa do uso de Controle Coercitivo nas estratégias utilizadas pelos professores para limitar e controlar o comportamento dos alunos para ambos os grupos experimentais, denotando efetividade do programa de intervenção proposto. Palavras-chaves: interação professor-aluno; estilos de liderança de professores; programa de intervenção; Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The relationships that are established in the school are fundamental for the overall development of the child. This work aims, primarily, to create, apply and evaluate an intervention program that aims to improve the interaction between teachers and students in elementary education (3º, 4º. e 5º). To do this, we identified the forms of occurrence of these relationships, based on the study of Leadership Styles of teachers and also on the study of the association between variables such as: academic performance, school motivation and quality of the student's family interaction, with interpersonal relations and stress of the teacher. The study was carried out in a Public School in the Early Years of Elementary School in a municipality in the interior of Paraná State, Brazil. The methodology used was descriptive and quantitative in the data collection stages, which were measured by the Inventory of Teacher Leadership Styles (ITLS), the School Motivation Assessment Scale (SMAS), the Quality Scale in Family Interaction (QSFI) and academic achievement scores with students (n = 323); with the teachers (n = 14) the Stress Symptom Inventory (ISSL) and the Interpersonal Relations Questionnaire (IRQ) were used. After the data collection, an intervention program with two independent groups was prepared, applied and evaluated. The program was tested with repeated measures in three steps, characterizing the study as experimental. Ten sessions were performed with GE1 Experimental and another ten sessions with GE2 Experimental (initially GControl). Systematization and data analysis were done with the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) - version 21. The analyzes were generated by means of descriptive measures (mean, median, percentile, percentage, standard deviation, etc.), obtaining the averages of the evaluated instruments. Non-parametric tests were also performed (Spearman's Correlation and Wilcoxon's Test), considering that, after performing the analyzes of the data distribution using the Kolmogorov-Smirnov normality test, it was verified that the data did not follow the curve normal. Then, the results with Pre, Post and Follow-up of the first group were compared and data from Pre, Baseline 1 and Posttest to Experimental GE2 (GControl) were analyzed. Among other aspects, the predominant Leadership Styles identified in the initial collection were "Negligent" and "Authoritative". After the Intervention Program, the results pointed to an increase in students' perceptions about their teachers for the "Authoritative" style and a reduction to the perception of "Negligent" style, and few changes to "Permissive" and "Authoritarian" styles. In addition, there was a significant reduction in the use of coercive control in the strategies used by teachers to limit and control students' behavior in both experimental groups, denoting the effectiveness of the proposed Intervention Program. Keywords: teacher-student interaction; teacher leadership styles; intervention program; elementary school.pt_BR
dc.format.extent213 p. : il. (algumas color.), tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrograma de intervenção para qualidade na interação escolar para professores do ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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