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dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorHerrmann, Júlio Otáviopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T17:08:39Z
dc.date.available2024-04-08T17:08:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56888
dc.descriptionOrientador: Prof. Titular Dr. -Ing. Paulo H. T. Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Defesa : Curitiba, 17/05/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 92-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: A qualidade acústica das salas de aula tem forte influência no aprendizado, esta interferência foi avaliada usando a técnica impulsiva para medir o índice de transmissão de fala (STI), tempo de reverberação (TR) e definição D50, por serem os indicadores acústicos mais relevantes na avaliação de salas de aula, onde a exposição verbal é o meio de comunicação entre professores e alunos. A avaliação ocorreu em dois prédios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) edificados um da década de 1960 e outro em 2016. Os valores medidos de STI além de fornecer a real condição acústica das salas, foram usados como parâmetro de ajuste para simulações feitas com o software ODEON. Após as medições foram realizadas simulações a fim de dimensionar quais e que tipo de melhoria podem requalificar as salas de aula na UFPR para que não haja prejuízo na aprendizagem em função da estrutura física onde ocorrem as aulas. Os valores de STI, TR e D50 medidos mostram que no prédio mais antigo, salvo uma única sala que preserva o teto original, acústico, tem valores razoáveis, ou seja, ficam aquém do ideal para aulas, segundo a norma IEC 60268-16 (2011). Pode-se constatar que as salas que tiveram com o passar do tempo o teto acústico trocado por PVC, tiveram uma queda na qualidade acústica. O prédio mais novo construído em 2016 tem salas com boas condições acústicas para ensino aprendizagem. Foi constatado também uma concordância na interpretação dos dados de STI, TR e D50 quando comparados os valores qualitativos das normas IEC 60268-16 (2011) para o STI, de FASOLD (2003) para o D50 e ANSI/ASA para TR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Using an impulsive technique, the speech transmission index (STI), reverberation time (TR), and D50 were measured, which are the most relevant acoustic descriptors for classroom evaluation, where verbal exposure is the mean of communication between teachers and students. The evaluation took place in two buildings of the Federal University of Paraná (UFPR), one built in 1960s and the other in 2016. Besides providing the real acoustic condition of the rooms, the STI values were also used as an adjustment parameter for computational simulations with ODEON software. In a second fase, new simulations were made in order to determine which and what kind of improvement can requalify the classrooms at UFPR so that there is no demerit in the learning due to the physical structure where the lessons take place. The measured values of STI, TR and D50 show that in the oldest building, except for a single room that still preserves the original acoustic ceiling, has reasonable values, meaning that it is not ideal for lessons. It was possible to verify that the rooms which over time had their acoustic ceiling changed by PVC, presented a decrease in acoustic quality. The newest building built in 2016 has rooms with good acoustic conditions for teaching and learning. It was also noticed a congruence in the interpretation of STI, TR and D50 data when comparing the qualitative values of ISO ISO 9921:2003 for STI, from FASOLD (2003) to D50 and ANSI/ASA for TR.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia acusticapt_BR
dc.subjectSistemas de processamento da falapt_BR
dc.subjectAcústica - Análisept_BR
dc.subjectEngenharia Sanitáriapt_BR
dc.titleMedições e simulações de índice de transmissão de fala (STI) definição (D50) e tempo de reverberação (Tr) em salas de aulapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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