• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - VIVIANE PRUX BRANCO.pdf (881.4Kb)
    Date
    2018
    Author
    Branco, Viviane Prux
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Razao - Filosofia
    Capitalismo - Filosofia
    Tecnologia - Filosofia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) pela escola de Teoria Crítica. Seu objetivo geral é perquirir porque na atual sociedade o desenvolvimento social e tecnológico se imbrica a alienação. E sob a ótica de Adorno e Horkheimer, relacionar a Teoria Crítica e sua aplicabilidade no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Assim, tornou-se necessária a busca de conceitos na Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer, capaz não só de denunciar a Crise de Razão existente, mas de explicar a possibilidade de um esclarecimento mais racional destas questões dentro da sala de aula. A metodologia caracteriza-se em análise bibliográfica, em estudos e reflexões sobre a crise da Razão, que dará atenção aos seguintes subtemas: tecnologia, indústria cultural, razão instrumental, esclarecimento e emancipação. Neste texto, são revistos Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento (1985) e Educação e Emancipação, Adorno (2000). O trabalho apresenta conclusões parciais, pois apesar de denunciar uma Crise da Razão, os estudos geram novas provocações.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56870
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV