O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
Date
2018Author
Oliveira, Michel Aparecido Nocchi de
Metadata
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Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. Para tanto, primeiramente, foi exposto a problemática que envolve o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia e a construção das Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná como documento orientador da prática pedagógica dos professores de Filosofia da rede pública estadual. Num segundo momento, foi abordado a criação de conceitos como especificidade da atividade filosófica em Deleuze e Guattari. Por fim, foi apresentado a análise dos encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos nas Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná. A opção por encaminhamentos
metodológicos como criação de conceitos tem como base a especificidade do conhecimento filosófico, a qual permite ao estudante do Ensino Médio refazer o percurso filosófico por meio da problematização, investigação e criação de conceitos