Filosofia como disciplina no currículo do ensino médio : apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio - Paranaguá - PR
Abstract
Resumo: O presente estudo identifica os apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, limitou-se está investigação ao ensino Médio (1º ao 3º ano) do Colégio Estadual José Bonifácio na cidade de Paranaguá. A indagação que norteia esta monografia é: Qual a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a disciplina de Filosofia? E as perguntas norteadoras são: a prática docente da disciplina de Filosofia está adaptada às indagações e questionamentos dos educandos do Ensino Médio? É possível relacionar o entorno cotidiano dos alunos com o conteúdo aplicado na disciplina de Filosofia no Ensino Médio? A pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários direcionados aos alunos da disciplina de Filosofia do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e a um professor de Filosofia do mesmo colégio que voluntariamente respondeu um questionário diferenciado. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e legal da Filosofia como disciplina no Brasil. Na pesquisa de campo foram utilizados questionários (com 11 perguntas) aplicados às turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, dos quais doze (12) responderam. Outro questionário com 4 perguntas foi aplicado a um professor de Filosofia que leciona nas turmas do nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. O estudo elaborado permitiu identificar as indagações dos alunos, que em sua maioria, entendem a importância da disciplina de Filosofia, contudo devido ao modo como são ministradas as aulas não consegue contextualizar a Filosofia com os temas cotidianos. Em suma é preciso rever a didática utilizada nas aulas de Filosofia e despertar o interesse do educando a fim de fomentar um conhecimento crítico e ativo.