dc.contributor.advisor | Mocellin, Ronei Clécio, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Spiess, Marcos Alfonso, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T12:33:03Z | |
dc.date.available | 2021-07-28T12:33:03Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56841 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronei C. Mocellin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do ensino de filosofia no âmbito da educação profissional. O problema que subjaz a investigação são as dualidades que perpassam a história e as estruturas da educação, tais como: educação e trabalho, intelectual e manual, filosofia e instrução. Com base em uma pesquisa bibliográfica, busca-se, em um primeiro momento, apresentar oposições entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Essa relação de oposição é demonstrada tanto pela concepção platônica, que distinguia tekne e logos, quanto pelas políticas educacionais implementadas no Brasil, principalmente a partir do século XX, que separavam a educação da elite político e econômica e a formação instrumental para classes trabalhadoras. Em um segundo momento, busca-se identificar relações de aproximação entre a filosofia e a educação profissional. Para tanto, adota-se como fundamento dessa relação a Filosofia da Práxis presente, principalmente, no pensamento de K. Marx (1818-1883) e A. Gramsci (1891-1937). Ainda, apresenta-se a proposta do ensino médio integral e integrado como possibilidade de integração entre o ensino de filosofia e a educação profissional. Ao final, como proposta de ensino, é apresentada uma sequência didática sobre relações entre a mente e o computador. Em uma perspectiva interdisciplinar, a sequência didática demonstra a possibilidade e a necessidade do ensino de filosofia na educação profissional. Conclui-se que, apesar das concepções antagônicas entre filosofia e formação pelo e para o trabalho, é possível e necessário, com base em uma proposta de formação integral, introduzir o ensino de filosofia no ensino médio profissionalizante | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (45 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia na educação profissional | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |