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dc.contributor.advisorDias, Aline da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLavanholi, Luiz Francisco Garcia, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-28T11:26:16Z
dc.date.available2021-07-28T11:26:16Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56835
dc.descriptionOrientadora: Profª Mª Aline da Silva Diaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, no qual a preocupação nas aulas seria apenas com a apresentação das teorias elaboradas durante a história da filosofia, sem o objetivo de desenvolver com o aluno atitudes propriamente filosóficas. Por outro lado, ao tentar evitar tal conteudismo, pode-se recair numa desconsideração total pela história da filosofia, de modo que a aula se torne apenas uma discussão de amenidades, sem se diferenciar muito do senso comum. O presente trabalho está focalizado no tema do ensino de filosofia. O problema aqui tratado é a possibilidade de uma aula propriamente filosófica, sem recair no conteudismo e nem na mera discussão do senso comum. Mais especificamente, o problema é como utilizar os clássicos da história da filosofia em sala de aula, sem perder a característica de atividade crítica e problematizadora da filosofia. O objetivo desse texto é apresentar uma possibilidade de trabalho com um texto clássico em sala de aula. O texto escolhido para o trabalho é o quinto livro da Ética a Nicômaco, de Aristóteles. Como condição para trabalhar com tal texto clássico, é preciso entender como deve ser realizada uma aula de filosofia no ensino médio, bem como qual é o papel do professor nessas aulas. Por isso, o primeiro capítulo apresenta uma fundamentação teórica para isso, a partir dos textos de Sílvio Gallo e de Lídia Maria Rodrigo. Em seguida, no segundo capítulo, há uma apresentação da discussão desenvolvida em Ética a Nicômaco V. Por fim, no último capítulo, há uma proposta de estratégias didáticas para o tratamento do texto clássico em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 arquivo (35 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleEnsinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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